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3 de abril de 2020 0

Muito se têm falado em imunidade para o combate natural do coronavírus (covid-19), mas também já sabemos que o alto consumo de suplementos vitamínicos agora não tem efeito comprovado no aumento da imunidade. É a mesma coisa de querer treinar um exército de 500 mil novos soldados em 1 semana para uma guerra.

A ideia é que sempre tenhamos nosso sistema imunológico alto para que quando uma situação dessas chegar, possamos combater com mais tranquilidade.

Agora que estamos no mesmo barco, cabe a nós iniciar ou fazer a manutenção do sistema imune modulando a dieta para que contenha mais alimentos protetores e antioxidantes, além de obviamente, manter atividade física regular.

É necessário que aumente o consumo de vegetais, principalmente, os de coloração amarela/laranja /vermelho/roxo, pois, os vegetais destas cores possuem vitaminas importantes, como a vitamina A e vitamina E que servem para auxiliar o sistema imunológico na sua função de proteger o corpo contra infecções e garantir o bom funcionamento dos órgãos.

Frutas cítricas, como acerola, laranja e kiwi são ricas em vitamina C que têm ação antioxidante prevenindo o envelhecimento das células e combatendo os radicais livres que atacam e destroem nossas células boas.

Também, beba bastante água. Não existe uma quantidade certa para o consumo de água, porém gosto de usar de 20 a 30 ml de água para cada quilo de peso, por exemplo, se uma pessoa pesa 60 kg ela deve beber pelo menos entre 1,2 e 1,8 litros de água por dia. A água está presente em todos os sistemas no nosso corpo, logo, é de grande importância para a regulação do sistema imune.

Estas poucas dicas já são o suficiente para você conseguir enriquecer sua alimentação e manter-se saudável, porém, existem outras situações onde se faz necessário o acompanhamento nutricional, como no caso e pessoas com diabetes, pressão arterial alta, baixa musculatura, anemia, DSTs e outras doenças que prejudicam o sistema imunológico.

Procurar um nutricionista para ter um auxílio melhor é a maior das dicas!

Lembramos que, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado?

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Nathalia Freitas Nutricionista

Nathalia Freitas

Nutricionista  e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRN 54008