shutterstock_1379304191-2.jpg

27 de março de 2020 0

Nosso corpo é composto por, pelo menos, 60% de água, que varia com a idade, e é usada em diversos processos metabólicos e químicos.

Por não termos reserva, ela deve ser reposta regularmente para manter nosso corpo saudável e o bom funcionamento das funções básicas do organismo.

Abaixo, conheça algumas curiosidades:

Como beber mais água

Uma boa forma é sempre ter uma garrafa de 2 litros de água por perto ou anotar a hora que bebeu, a quantidade e repetir o processo ao longo do dia. Com o passar do tempo a ação vai fazer parte da rotina.

Quais os melhores horários

Pela manhã: ajuda a ativar o sistema circulatório e os órgãos internos.

Antes das refeições: um copo de água meia hora antes da refeição vai fazer com que o indivíduo se sinta mais saciado, evitando exageros na alimentação.

Antes, durante e depois de exercícios físicos: nesse momento é muito importante a hidratação, principalmente se estiver calor, já que o corpo transpira mais e perde maior quantidade de água. Gera melhor circulação e mais energia.

Durante a noite: é importante para repor os fluídos que possivelmente serão perdidos durante o sono.

1- Pele bem cuidada

A água mantém a pele hidratada, ajuda na cicatrização e aumenta a elasticidade.

2- Ajuda eliminar prisão de ventre

A falta de hidratação pode causar a prisão de ventre, que é resultado da falta de líquidos nas fezes. Beber bastante água, em média 2 litros por dia, como é recomendado pelo Ministério da Saúde, ajuda a regular o intestino.

3- Aumentar consumo no calor

Para os dias mais quentes, beber bastante água é sugerido.  Água de coco, por exemplo, também ajuda a repor sair minerais e nutrientes.

4- Alimentos ricos em água

Existem alguns alimentos que têm uma quantidade grande de água em sua composição, portanto, são ótimas opções  para se hidratar. Alguns deles são: pepino, alface, tomate, melancia, melão, morango, entre outras frutas e vegetais.