sorriso-1200x800.jpg

6 de novembro de 2020 0

Quem é que não gosta de ser recebido com um sorriso enorme no rosto de alguém que gosta? Provavelmente muitas pessoas, inclusive você. Mas o que muita gente não sabe, é o quanto sorrir pode trazer benefícios para saúde. Abaixo você pode conferir alguns dos superpoderes do sorriso para viver ainda melhor.

Sorrir reforça o sistema imunológico

Quando sorrimos é liberada uma grande quantidade de endorfina, um hormônio que protege o organismo de infecções, já que, aumentam o número de células imunes e anticorpos que combatem infecções por todo o corpo.

Sorrir alimenta o bem-estar

A endorfina liberada pelo corpo ao sorrir, é o hormônio do que causa prazer e bem-estar. A liberação dessa substância promove sensações positivas que estão ligadas diretamente a saúde mental e física.

O riso protege seu coração!

Acontece que quem leva a vida com bom humor tem menos chances de ter algum ataque cardíaco ou problemas cardiovasculares. Isto porque, ao rir o seu fluxo sanguíneo aumenta; isso melhora a função dos vasos sanguíneos que te protege contra qualquer tipo de ataque cardíaco.

Diminui o nível de estresse

Um dos benefícios do riso é a diminuição do estresse. Há pesquisas que comprovam que uma boa gargalhada é capaz de baixar os níveis de adrenalina e de cortisol, principais hormônios que afetam o mau-humor, nervosismo e raiva.

Desta forma, o riso pode liberar o hormônio da endorfina, que controla a reação do corpo à tensão, contém a dor e melhora o humor.

Pode reduzir a ansiedade e o medo

Como já mencionado, sorrir diminui os hormônios do cortisol, responsável pelo “mau-humor”, que leva a negatividade, sentimento que, muitas vezes, desencadeia outros, como a ansiedade. O sorriso ajuda o corpo e a mente a se ré estabilizarem fazendo com que seja possível enfrentar situações que poderiam causar ansiedade, com mais tranquilidade.

Sorrisos gera confiança

Quando você sorri para alguém já percebeu que essa pessoa, na maioria das vezes, vai sorrir de volta? Acontece que sorrir gera confiança, empatia na outra pessoa. É muito mais gostoso e fácil de se relacionar com alguém que vive com o sorriso no rosto.

Sorrir resolve conflitos

O sorriso ajuda a levarmos a vida com menos peso, a encarar os problemas de forma mais leve, sem nos entregar completamente aos conflitos da mente. Sorrir, ajuda na resolução de conflitos causando mais harmonia no ambiente.

Ajuda nas atividades do dia a dia

Não abra mão de sorrir no dia a dia, tenha momentos propícios para isso; saia com os amigos, quebre a rotina! Vá ao cinema e pratique atividade física. Momentos seus podem melhorar o seu astral e humor, deixando de lado sensações negativas e melhorando o desempenho nas atividades corriqueiras do dia a dia.

Espalhe sorrisos!

E agora é hora de espalhar sorrisos por onde passar e a sua vida melhor, dentro dos relacionamentos e desempenho nos afazeres do dia a dia.

Na dúvida, sobre qualquer situação que envolva sua saúde mental, agende uma consulta com um psicólogo, profissional preparado para cuidar de você. Clique aqui para agendar!

Dr. Renato A. Hisamoto

Psicólogo clínico e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP 06/160807