dia-das-crianças.jpg

12 de outubro de 2020 0

Uma criança é um ser humano em desenvolvimento e todas suas experiências serão reflexos para sua formação na vida adulta. Portanto, é importante que ela leve uma vida saudável, para que cresça feliz.

Toda criança deve ir ao pediatra

A criança ir ao médico é fundamental para acompanhamento do seu desenvolvimento e crescimento, além se prevenir e poder ser diagnosticada de forma precoce de doenças na infância.

Algumas das análises que acontecem nesse período são: análise da alimentação, curva de crescimento, calendário de vacinação, desenvolvimento neuropsicomotor, desempenho escolar, capacidade visual, avaliação da audição, da saúde bucal entre outros pontos importantes.

Além disso, o médico pode indicar exames laboratoriais para compor suas análises e garantir uma melhor avaliação da saúde da criança.

Vale ressaltar a toda criança precisa ir ao pediatra mesmo sem estar doente, para sempre se prevenir e fazer o acompanhamento médico.

Inclusive, vale lembrar que, no primeiro ano de vida, as consultas devem ser mensais; no 2º e 3º ano de vida, a cada três meses; do 3º ao 5º ano de vida a cada seis meses. Depois disso, pelo menos, uma vez ao ano.

Criança precisa brincar!

Criança adora brincar! Seja com os amiguinhos, com o cachorro, com os pais ou até mesmo sozinha, ela vai se divertir! E são com as brincadeiras que ela trabalha a imaginação e a interpretação que contribuem com a sua criatividade, formas de expressões e aprendizado sobre o mundo.

Além disso, alguns outros motivos são relevantes, como:

Contribui com a diminuição da obesidade e o sedentarismo, já que, a criança fica em movimento com o corpo, além de estar em contato com a natureza, caso seja em parques ou praças;

Conhece melhor seu corpo, já que estará em constante movimento, como ao andar de bicicleta; ou até mesmo quando descobre como andar ou engatinhar.

Aprende a trabalhar em equipe e aprende sobre os relacionamentos com outras crianças, dividindo com aprender a respeitar o próximo e desenvolver a atenção.

Tem que tomar vacina!

A vacinação é um dos fatores mais importantes na vida de uma pessoa; é através dela que nos prevenimos de diversas doenças oriundas de vírus que as vacinas são capazes de evitar.

Desta forma, a vacinação acontece ainda quando criança. Basta levar ela até um posto de saúde ou uma UBS – Unidade Básica de Saúde com a caderneta de vacinação da criança.

O ideal é que cada dose de vacina seja tomada na idade certa conforme o Calendário Nacional da Saúde, porém se alguma vacina estiver com o prazo atrasado, é necessário ir quanto antes tomar a vacina.

No total, são 15 vacinas que são dadas antes dos 10 anos.

Ter uma boa alimentação

A alimentação da criança é um assunto muito sério, pois é ainda na infância que escolhem suas culturas gastronômicas de acordo com os bons hábitos dos pais.

Apesar de que, quanto mais cresce a criança fica mais seletiva, os pais não podem abrir mão das frutas, verduras e legumes a mesa.

Além disso, uma boa alimentação pode contribuir com a prevenção de doenças, como a obesidade ou problemas como diabetes, pressão e colesterol altos.

Algumas dicas são: a casca das frutas tem nutrientes, pode-se comer se bem lavadas; doces e guloseimas devem ser consumidos com equilíbrio, não antes de 2 anos; quanto mais colorido o prato, mais nutrientes ele tem; e dar preferência sempre a sucos naturais e água.

Fale sempre com o médico

Agora que você já conhece alguns pontos importantes para a criança viver bem e saudável, é hora de conversar com o médico da criança que você tem em casa, seja seu filho, sobrinho, irmã.

Uma criança bem cuidada, será um adulto saudável! Agende agora a consulta com um pediatra da Clínica Fares!