shutterstock_1355668871.jpg

20 de abril de 2020 0

Durante os dias de isolamento muitas pessoas estão trabalhando home office e outras estudando em casa também. Com isso, passam muitas horas do dia focados no notebook, computador de mesa, celular, tablet etc e isso pode acarretar, se não cuidado, em problemas de visão. Portanto, veja alguns dos cuidados importantes com os olhos durante esses dias:

1 – Evite coçar os olhos

Já é uma orientação da OMS evitar tocar os olhos, nariz e boca para evitar a contaminação pelo coronavírus, mas vale sempre a pena relembrar a importância de não coçar os olhos para evitar problemas oculares, pois sua estrutura é muito frágil e qualquer pressão pode causar lesões e doenças.

2- Descanse!

Faça pausas durante o período de trabalho para não ficar com a vista cansada e com dores de cabeça. A cada 1 hora de leitura, faça 5 minutos de descanso da vista, se afastando do computador, olhando para objetos distantes.

3 – Qual a distância dos olhos para o computador?

A distância ideal é de 60 centímetros.

4 – Como deve ser o ambiente?

O ambiente deve ser claro, para que não cause uma diferença de claridade entre a pessoa e o computador e causar possíveis problemas de visão.

5 – Lave bem os olhos!

Pelo menos uma vez ao dia dedique um tempo para fazer a higienização a área e volta dos olhos, como as pálpebras, os cílios e os cantos dos olhos, assim remove as impurezas e secreções secas, evitando coceiras e irritações. Você pode usar shampoo neutro infantil.

6 – Pratique atividades físicas

A atividade física é importante para manter a saúde física e mental, além da saúde dos olhos. Estar acima do peso somada a uma má alimentação impedem que as vitaminas que ajudam a visão a ser saudável sejam o suficiente para mantê-la bem.

7 – Cuidado com a falsa miopia!

A falsa miopia ou também conhecida como espasmo de acomodação ocorre devido ao excesso de contração dos músculos dos olhos e do cristalino, estruturas importantes na visão para perto, em pessoas que passam muito tempo em computadores ou utilizando a visão de perto, causando um embaçamento visual para longe associado a cansaço visual, por isso o nome de falsa miopia.

Para prevenir tais sintomas e desconfortos o ideal é realizar descansos para os olhos a cada 1 hora, olhando para objetos distantes ou o horizonte da janela da sua casa/escritório.

Fale com um oftalmologista e cuide-se!

Em caso de qualquer sintoma com incômodos frequentes nos olhos, o ideal é a realização de uma consulta com o seu oftalmologista e assim você não deixa seu o rendimento do home office diminuir.

Além disso, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado? Clique aqui para agendar.

Da redação