Oftalmologista.jpg

1 de abril de 2021 0

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no mundo, 30% das crianças e jovens têm algum tipo de problema de visão. Número que pode nos preocupar em relação ao futuro e graves doenças oftalmológicas.

E para que não haja preocupação, a melhor forma para evitar, doenças como a catarata, glaucoma, entre outros, é a prevenção.

Nas linhas abaixo, você pode conferir 7 dicas para cuidar da sua saúde ocular:

1 – Evite coçar os olhos

O hábito de esfregar os olhos com força é prejudicial e pode causar diversas doenças. Inclusive porque as bactérias presentes nas mãos podem levar a problemas como a conjuntivite bacteriana, além de doenças, como a córnea (ceratocone) que causa mudanças na curvatura da córnea.

2- Não compre óculos em camelô

Por serem produtos irregulares podem fazer mal a visão e causar problemas oculares, já que, não estão aptos a ajudar em tratamentos oftalmológicos. O correto é procurar uma loja especializada em óculos para não ter problemas mais tarde.

3- Use óculos de sol

Estar exposto a raios solares UVA e UVB pode proporcionar complicações à visão. O uso dos óculos de sol pode proteger os olhos dos agentes que causam problemas na visão.

4- Uso do celular, computador e televisão

Ao deixar a visão muito focada, como no uso de celular, computador e televisão, pode haver coceira, cansaço, dificuldade de foco e/ou lacrimejamento nos olhos. É importante evitar ficar muito tempo focado nesses aparelhos e descansar os olhos, pelo menos, a cada 1 hora.

5- Evite o consumo de bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas produzem resíduos tóxicos e contribuir com o envelhecimento antecipado das células oculares.

6- Diga não ao fumo

Sabemos que o cigarro faz mal para diversos aspectos da saúde. E pode também ser fator para doenças oculares. Entre os problemas mais comuns gerados pelo cigarro é a síndrome do olho seco e a catarata.

Inclusive, a Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI) que, já é, uma das principais causas de cegueira em população idosa e existe forte correlação com o tabagismo.

7- Faça exames preventivos da visão

A prevenção sempre é o melhor caminho para evitar desconfortos futuros. A ideia é ir ao médico do olho, pelo menos uma vez ao ano, para ver se o grau dos óculos aumentou, se está conseguindo enxergar bem de perto, longe etc. Lembrando que tudo depende das orientações dadas a cada um pelo especialista.

Na Clínica Fares você pode agendar uma consulta com médico oftalmologista de maneira fácil e rápida. Acesse e faça um pré-agendamento.

Da redação