iStock-1179580885-1200x800.jpg

13 de dezembro de 2021 0

Esta data foi criada com intuito de dar maior visibilidade, qualidade de vida e oportunidade para pessoas portadoras de deficiências visuais. Criada em 1961, uma época em que os deficientes visuais passavam por uma realidade bem diferente da atual, principalmente quando nos referimos à acessibilidade, cultura, lazer e tecnologia.

A cegueira pode ser definida como a perda total ou parcial da visão, podendo ser identificada após o nascimento ou se desenvolver durante a vida.

Acessibilidade e inclusão

Pessoas portadoras de deficiência visuais são totalmente capazes de realizar atividades como estudar e trabalhar, inclusive a pessoa portadora de deficiência deve ser encorajada a realizar essas atividades. Da mesma forma que locais públicos e empresas devem possibilitar e incentivas a acessibilidade e a inclusão dessas pessoas.

Principais causas da cegueira

Existem dois tipos de cegueira, sendo eles:

Reversível – Com o diagnóstico precoce é possível que seja aplicado o tratamento necessário de acordo com a causa que esteja afetando a visão.

Irreversível – Não é possível tratar, neste caso é necessário buscar ferramentas de inclusão e procurar maneiras de melhorar a qualidade de vida.

Nos dois casos é muito importante ficar atento aos sintomas, grande parte das doenças que afetam a visão, em fases iniciais não apresentam sinais. A visita regular ao oftalmologista permite que sejam diagnosticadas em seu surgimento.

Sinais que indicam a necessidade de consultar um médico oftalmologista

  • Distorção das formas
  • Visão embaçada
  • Vermelhidão nos olhos
  • Aversão a luz
  • Lacrimejamento constante

Se seu filho apresentar uma queda no desempenho escolar, a causa também pode ser dificuldade visual. É indicado que realize ao menos uma consulta ao ano com o oftalmologista de acordo com a idade.

Saiba mais sobre os procedimentos oftalmológicos que realizamos na Clínica Fares

A Clínica Fares conta com profissionais altamente preparados para atender você.

Medicina preventiva é o melhor cuidado para a sua saúde!

Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta

Ou se preferir entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone: (11) 3851-4000.