iStock-1299581937-1200x800.jpg

27 de novembro de 2021 0

Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer, principalmente sobre sua prevenção.

Câncer é o nome utilizado para classificar um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células, que acabam invadindo tecidos e órgãos.

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo. Porém, alguns órgãos são mais suscetíveis. E cada órgão, por sua vez, pode ser acometido por tipos diferenciados do tumor, podendo surgir de forma mais ou menos agressiva.

Causas

O câncer não possui uma causa única. Diversos fatores internos e externos podem contribuir, dando início ao surgimento do câncer.

As causas externas estão diretamente ligadas às mudanças no meio ambiente causadas pelo homem, e os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Já os fatores internos estão ligados à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

Existem também alguns fatores genéticos que tornam algumas pessoas mais suscetíveis à ação de agentes cancerígenos.

Fatores de risco

Dentre os principais fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento do câncer estão:

  • Tabagismo.
  • Obesidade.
  • Sedentarismo.
  • Exposição solar prolongada.

Prevenção

O objetivo da prevenção é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição a fatores de risco e adotar um método de vida saudável, com a prática de esportes, uma alimentação saudável, e acompanhamento médico periódico.

A Clínica Fares conta com profissionais altamente preparados para atender você.

 

Medicina preventiva é o melhor cuidado para a sua saúde!

Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta

Ou, se preferir, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3851-4000.