iStock-482858211-1200x800.jpg

8 de novembro de 2021 0

Diagnóstico precoce do câncer de próstata

O câncer de próstata, quando identificado em sua fase inicial, aumenta consideravelmente as chances de cura, sendo assim, é essencial que todos os homens acima de 40 anos realizem anualmente os exames de rastreamento, permitindo identificar o tumor logo após seu surgimento.

Quais são os sintomas?

Existem diversas dúvidas sobre quais são os sintomas iniciais do câncer de próstata. O ideal é que não haja nenhum sintoma, pois, quando eles surgem, é um sinal de que a doença já está em um estágio mais avançado do seu desenvolvimento. Por isso, o mais indicado é realizar os exames de rastreamento anualmente, possibilitando encontrar o tumor ainda pequeno, confinado à glândula e altamente curável.

Os dois exames mais comuns de rastreamento são: toque retal e o PSA (Antígeno Prostático Específico), que se complementam. Esses exames não dão o diagnóstico final, mas levantam uma suspeita que será definida posteriormente por meio da biópsia.

Fatores de risco

Existem alguns fatores de risco que devem ser levados em consideração, pois podem aumentar a chance do surgimento deste tumor, sendo eles:

• Idade (homens acima de 40 anos)
  • Histórico de câncer na família
  • Raça (homens negros possuem maior predisposição para desenvolver esta doença)
  • Sobrepeso e obesidade

Comportamentos que irão contribuir para a prevenção

Procurar manter hábitos alimentares saudáveis, evitar excessos, praticar atividades físicas, não fumar e não ingerir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são práticas que contribuem para a sua saúde e prevenção de diversas doenças, incluído o câncer de próstata. Além disso, o mais importante é consultar regularmente o urologista para monitorar o estado da sua saúde.

A Clínica Fares conta com profissionais altamente preparados para atender você.

Medicina preventiva é o melhor cuidado para a sua saúde!

Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta

Ou, se preferir, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3851-4000.