cabelo.jpg

23 de janeiro de 2019 0

Água de coco, mar e sol fazem parte do final de semana de muita gente agora nessa época do ano.

Mesmo com toda essa paz e férias, é importante não se esquecer dos danos que as altas temperaturas podem causar aos cabelos, devido a fatores, como o sol, lugares abafados e a água do mar e da piscina.

Abaixo, você pode conferir alguns cuidados comuns para proteger os seus fios do sol:

1- Use produtos de proteção solar

Os raios UV e a água clorada causam danos aos cabelos, podendo deixá-los quebradiços e sem brilho. Por isso, é importante ter cuidados extras, como com a utilização de cremes hidratantes com protetor solar.

O cuidado se torna redobrado para quem não tem cabelo ou pouco cabelo, pois é preciso proteger o couro cabeludo, então é válido reaplicar o filtro solar a cada 2h, que pode ser em forma de loção ou spray, que contenha FPS no mínimo 30.

2- Cabelo exposição ao sol

Na grande exposição ao sol, os cabelos podem ficar frágeis. Acontece que as células que formam a cutícula do fio se separam e faz com que os cabelos desidratem e fique quebradiços.

3- Cabelo preso

Prender os cabelos é muito gostoso para diminuir a sensação de calor, mas é preciso não prender os fios em excesso porque pode quebrá-los e enfraquecê-los.

4- Lavagem de cabelo

Em dias quentes as pessoas costumam lavar mais os cabelos. Não tem uma quantidade de vezes certa para lavar os fios, mas tudo depende do tipo de cabelo. Por exemplo, cabelos secos, precisam ser menos lavados e mais hidratados, já os oleosos precisam ser lavados com mais freqüência.

5- Cabelo molhado

Nunca durma com os cabelos molhado! Isso pode causar danos à saúde capilar, causando fragilidade dos fios, aceleração da queda e caspas.

6- Hidrate os fios

É importante fazer uma máscara de hidratação a cada 15 dias nos cabelos, inclusive nessa época de muito sol. A hidratação repõe nutrientes importantes para os cabelos; máscara nutritiva e reconstrutora são ótimas opções.

Vale sempre lembrar que isso são apenas dicas, e o mais importante é a consulta com seu dermatologista de confiança, pois é o profissional que pode te ajudar e orientar em qualquer situação para manter o cabelo saudável livre de problemas.

Dra. Andressa Manfredini

Dermatologia e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 143446