Dor-nas-costas-devido-o-trabalho.jpg

21 de novembro de 2019 0

21Quais são as doenças do trabalho?

Muita gente passa boa parte do dia no trabalho. As doenças do trabalho podem ser desencadeadas pelas condições em que o trabalho é realizado.

Seja realizando movimentos repetitivos sem pausas, carregando peso de forma inadequada com frequência, passar muito tempo sentado, são algumas das situações em que podem desenvolver alguma doença do trabalho, por isso é importante se atentar aos sinais de desconforto e procurar ajuda médica.

LER / DORTs – (Lesões por Esforço Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho)

Estas doenças podem ocorrer devido a diversas causas, entre elas a postura inadequada e contínua e/ou movimentos repetitivos, que podem causar dores crônicas e se não tratadas adequadamente, podem se agravar e causar problemas sérios de saúde, podendo levar inclusive ao afastamento do trabalhador.

Algumas dessas doenças que ocorrem com frequência são as tendinites e dorsalgias (dor nas costas), que pode depender do tipo de trabalho realizado em uma determinada função.

Perda ou redução da audição

Alguns trabalhadores que lidam diariamente com muito barulho ou ruído (ex. pedreiros, cabeleireiros, marceneiros, metalúrgicos), com a exposição constante a sons muito elevados, pode causar a redução temporária (em alguns casos definitiva) da audição, que geralmente ocorre de forma imperceptível e lenta. Por isso, é importante sempre lembrar do uso do protetor auricular (plug ou concha), em locais com ruídos.

Também é bom ter cuidado e evitar ouvir música muito alta com fones de ouvido ou ficar em local onde se toque música com som muito alto, pois o resultado é que também, depois de algum tempo, pode haver redução da capacidade auditiva.

Problemas da visão

Com o contato frequente a poeiras, produtos de limpeza, produtos químicos diversos, cavacos de madeira, estilhaços ou farpas de metal, luz intensa ou insuficiente e falta de uso correto dos óculos de grau, alguns profissionais podem apresentar problemas visuais, como: visão embaçada, dor ou vermelhidão nos olhos, dificuldade para enxergar, dor de cabeça, conjuntivite etc, que pode indicar problemas na visão.

Além disso, pode afetar pessoas que ficam muito tempo usando o computador ou celular, trabalhando em locais com luz muito intensa, trabalho em local com luz do sol durante longos períodos (motoristas e motociclistas profissionais, instaladores e pessoal que trabalha em campos e áreas rurais).

Também em ambientes com pouca luz ou iluminação insuficiente, podem ter problemas de visão. Algumas medidas para evitar esses problemas são: uso de óculos de proteção, uso de óculos para proteção solar, óculos de grau, melhores condições de iluminação do ambiente, por exemplo.

Prevenção

As doenças relacionadas ao trabalho (ocupacionais) podem estar ligadas a fatores do ambiente que o colaborador está exposto e/ou mesmo podendo ser uma predisposição individual. Através de ações preventivas desenvolvidas nas empresas em conjunto com o trabalhador é possível evitar o aparecimento dessas doenças.

Como ter um bom ambiente de trabalho?

Algumas dicas para manter o ambiente de trabalho livre de doenças é preciso:

  • Construção de um ambiente saudável com diálogo e trabalho em equipe;
  • Se possível, fazer pausas durante o expediente, conforme a recomendação fornecida pela empresa.
  • Participar de programas de incentivo a atividade física e combate ao tabagismo.
  • Ter uma alimentação saudável.
  • Consultar um médico rotineiramente.

Com as medidas acima e com a devida atenção, você poderá evitar doenças e prejuízos à sua saúde, proporcionando a você mais produtividade e eficiência no seu trabalho e também melhorar a sua qualidade de vida.

Importante salientar que somente o médico do trabalho da empresa é que poderá avaliar cada caso suspeito para saber se a doença tem relação com o trabalho ou não.

Na Clínica Fares você pode agendar uma consulta com médico clínico geral de maneira fácil e rápida. Acesse e faça um pré-agendamento.

Dr. Alfredo Rangel Ayres Prestes

Pediatra, médico do trabalho e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRM 63058