ginecologista-colica.jpg

22 de maio de 2020 0

Cólica menstrual muito forte que impede você de realizar atividades do dia a dia, como ter que faltar ao trabalho, a aula ou que faça você ir ao pronto socorro por causa da dor, não é considerada normal. Independente de quantos anos você tenha, isso deve ser investigado, pois pode se sinal de uma doença bastante comum, a endometriose.

A endometriose é uma doença com diagnóstico demorado, já que, as mulheres pensam que é apenas uma cólica menstrual, porém, a dor não deve fazer parte do universo da menstruação.

O que é a endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória, que segundo a Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, acontece quando o tecido que reveste a parte interna do útero (endométrio) se implante fora do útero, alcançando áreas onde não deveria crescer, como na bexiga, ovários e intestino.

Mensalmente, esse tecido que reveste o útero, cresce para que possa receber um óvulo fertilizado; quando a mulher não engravida, esse tecido descama e é descartado na menstruação, junto do sangramento.

Contudo em algumas situações, esse tecido, não é eliminado inteiramente, voltando assim pelas trompas e atingindo a cavidade pélvica, se implantando nela, formando assim a endometriose.

Quais os sinais que a endometriose dá?

• Cólica menstrual forte
  • Dor durante relação sexual
  • Dor entre as menstruações
  • Infertilidade
  • Dor ao defecar ou ao urinar
  • Sangramento na urina ou nas fezes

Independente da idade, a endometriose pode surgir; inclusive não se deve achar normal ter dores fortes durante o período menstrual, pois assim o diagnóstico pode demorar para ser feito e dificultar o tratamento.

Lembrando que a ida anual ao ginecologista é importantíssima, para cuidar da saúde feminina. Além disso, cuidados diários com a alimentação e o corpo são essenciais como prevenção para doenças.

Lembramos que, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado? Clique aqui para agendar.

Da redação