Geriatria - Clinica Fares
AVÓS-768x510.jpg

26 de julho de 2018 0

No Brasil, há, aproximadamente, 30 milhões de pessoas idosas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa é que a população brasileira envelheça de forma acelerada e até 2031 o numero de idosos ultrapasse os de crianças de 0 a 14 anos.

Contudo, com o aumento da longevidade e das fragilidades mentais e físicas é preciso que a família esteja disposta a contribuir para que esses idosos tenham uma vida...

mal-alzheimer-1024x1024.jpg

21 de fevereiro de 2018 0

O mal alzheimer é um dos vários tipos de demência que podem acometer os idosos.

Apresenta-se como uma doença progressiva, que acomete, principalmente, a memória e a capacidade de realizar as atividades corriqueiras do dia a dia.

Apresenta-se em três estágios: leve, moderado e grave.

Para o diagnóstico, além do quadro clínico e a solicitação de exames de sangue para afastar outras causas de demência, é necessária ...

queda-1024x1024.jpg

2 de outubro de 2017 0

Vocês sabiam que a queda no idoso é um sério problema de saúde pública? Pois é, ela está associada a elevados índices de morbimortalidade com redução da capacidade funcional e institucionalização precoce.

As causas mais comuns estão relacionadas ao ambiente doméstico, distúrbio de equilíbrio e marcha, osteoporose, alteração postural e redução da visão.

A melhor forma de prevenção é estarmos atentos a esses fator...


1 de dezembro de 2016 0

 

A queda é um acontecimento bastante frequente em idosos e é considerada um evento importante na fragilização e declínio da saúde.

É um grande desafio para o médico identificar de forma precoce idosos com maior chance de quedas, pois as chances de lesões graves se instalarem aumentam com o avanço da idade.

Evitar a queda é sempre uma boa prática , sendo um dos indicadores de qualidade dos serviços para idosos.

Dados do ...


28 de outubro de 2016 0

Os exercícios para idosos são muito importantes para além evitar doenças comuns, ainda diminuir as chances de quedas, falta de equilíbrio e fraqueza nas pernas. O importante é buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento muscular e o equilíbrio do corpo. Confira os melhores exemplos:

  • Natação: nadar faz bem para esse grupo de pessoas porque queima calorias, trabalha intensament...