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10 de julho de 2020 0

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Características dos Moradores e Domicílios, mostra que em 2017, o Brasil bateu o record de 30,2 milhões de idosos.

Este público com o passar dos anos tendem a apresentar mudanças e alterações naturais que necessitam de cuidados especiais com a alimentação.

Veja agora algumas dicas sobre como melhorar a qualidade de vida dos idosos a partir da alimentação:

Fazer três refeições por dia

É importante realizar todas as refeições principais, sendo elas: café da manhã, almoço e janta. É importante comer devagar e em locais onde se sinta confortável. Caso haja dificuldade para mastigar alimentos sólidos, vale alternar a textura, deixando-os picados, desfiados ou moídos.

Comer cereais

Alguns alimentos são ricos em energia, inclusive os integrais, como arroz integral e milho, além das frutas como a banana e a maçã . Estes alimentos podem ser incluídos nas principais refeições e nos lanches feitos durante o dia.

Insira verduras, frutas e legumes nas refeições

Estes alimentos são ricos em minerais, vitaminas e fibras, e são fontes de proteção para a saúde e prevenção de vários tipos de doenças.

É importante variar os tipos, podendo apostar na combinação de verduras e legumes, deixando o prato bem colorido com diferentes nutrientes.

Outros alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais, são os peixes, ovos e carnes, fazem bem a saúde pois ajudam na manutenção da massa muscular do idoso por exemplo.

Alimentos gordurosos

Evite alimentos gordurosos, como os embutidos (salsicha, salame e linguiça) e carnes com muita gordura. Na preparação de alimentos, use pouco óleo e evite o uso de margarina para cozinhar.

Utilize pequenas quantidades de óleo vegetal nas preparações. Prefira azeite de oliva para temperar saladas, mas em pouca quantidade.

Diminua o açúcar

Opte pelo sabor natural dos alimentos e bebidas, evitando colocar açúcar neles. Evite o consumo de refrigerantes e sucos industrializados. E escolha doces caseiros (bolos, biscoitos), assim é possível colocar menos açúcar e recheios.

Se hidratar

A água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, ela tem diversos benefícios e é de extrema importância para a vida. Não substitua a água por refrigerantes ou sucos industrializados.

Fazer atividade física

Encontre alguma modalidade que goste e se exercite. É imprescindível para uma vida saudável se alinhado a boa alimentação.

Lembramos que, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado? Clique aqui para agendar.

Dra. Nathalia Freitas de Oliveira

Nutricionista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRN 54008