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6 de abril de 2020 0

Você cuida da saúde do seu coração? De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, acredita-se que 80% das mortes por doenças cardíacas no mundo seriam evitadas apenas com mudança no estilo de vida.

E para te ajudar a evitar problemas do coração, abaixo, você poderá conferir algumas sugestões que podem ser benéficas para sua saúde e uma melhoria na qualidade de vida.

1. Evite fumar

Segundo a OMS, o tabagismo/fumo, independentemente da quantidade consumida, contribuem com aproximadamente 12% das doenças do coração.

Além de fazer mal aos pulmões, fumar afeta o endotélio (parede de células que recobre os vasos sanguíneos), e faz com que as artérias fiquem mais suscetíveis ao acúmulo de gordura. E também, pode ser uma das causas de infarto, AVC e aumento de pressão arterial.

Na dúvida, você pode consultar um cardiologista, o especialista que pode ajudar você a parar de fumar.

2. Tenha bons hábitos alimentares

Uma alimentação saudável é útil para todo nosso organismo, e inclusive, para o bem-estar do coração. Por consequência, saber escolher os alimentos que vão na mesa e quais devem ser ou não consumidos tem grande valor na hora de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como os níveis do colesterol e hipertensão arterial.

Portanto, inclua sempre na alimentação, frutas, verduras e legumes, alimentos que fazem bem ao coração, por conter nutrientes importantes para a saúde.

Além disso, vale incluir na alimentação, cereais integrais, ricos em fibras, assim como as frutas secas, peixes e nozes.

Já os alimentos para serem evitados, por exemplo, é o sal, as bebidas alcoólicas e as gorduras ruins, pois aumentam a gordura no sangue e a pressão, prejudicando o coração.

3. Aposte no exercício físico

Movimentar o corpo é um ótimo aliado quando o assunto é saúde do coração.

Fazer exercício físico com regularidade faz com que o coração trabalhe melhor, pois o sangue circula melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis. Isto, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, como derrame ou infarto.

Desta forma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja realizado pelo menos 150 minutos semanais de atividade física, leva ou moderada (aproximadamente 20 minutos por dia).

E para começar, algumas dicas são: escolher um local e horário que melhor se sinta à vontade e escolher uma atividade que você realmente goste de praticar; experimente até encontrar!

4. Outras dicas para cuidar do coração

Além disso, outros cuidados são essenciais para manter os hábitos que ajudam na qualidade de vida, como, por exemplo, quando o assunto é sobrepeso; quanto mais sobrepeso mais esforço o coração precisa para bombear sangue, isso acaba sobrecarregando o órgão, fazendo com que ele bata mais rápido podendo causar algum problema cardiovascular.

Lembrando que fazer atividade física e manter uma alimentação saudável são hábitos que contribuem no tratamento do sobrepeso e consequentemente diminuir as chances de doenças do coração.

Na dúvida, vale fazer o cálculo de IMC – Índice de Massa Corpórea, se estiver entre 18,5 e 24,9, significa que o peso está normal, porém se estiver abaixo ou acima disso, é melhor se atentar e procurar um médico.

E a  água…

E por fim, beber muita água é muito importante, pois ela ajuda a manter o bom funcionamento do corpo. A necessidade de água varia de acordo com a idade, gênero, peso, condição climática e atividade física.

Uma média estipulada é de 2,5 litros de água para os homens e 2 litros para as mulheres.

Gostou de entender como cuidar da saúde do seu coração? Então leve esses hábitos como lição de casa e procure um médico para fazer um check-up cardiológico e garantir que seu coração está saudável.

Lembramos que, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado? Clique aqui para agendar.

Da redação