Pressão-alta.jpg

11 de maio de 2020 0

Hipertensão, popularmente conhecida como “pressão alta”, não escolhe idade para surgir, podendo acometer crianças, jovens e adultos.

Segundo uma pesquisa da Vigitel 2015, um em cada quatro brasileiros são atingidos pela doença que se torna cada dia mais comum.

O que é a hipertensão?

A hipertensão é caracterizada por elevação da pressão arterial (maior ou igual a 14 por 9 – 140 X 90 mmHg), que nada mais é que o estreitamento das artérias devido o aumento de sua resistência, fazendo com que o coração precise bombear sangue com mais força podendo gerar uma sobrecarga no órgão, fazendo com que ele aumente de tamanho.

Os principais fatores que contribuem para o aparecimento dessa doença estão ligados ao sedentarismo, consumo excessivo de sal, bebida alcoólica, tabagismo, estresse, alteração do sono e obesidade.

A hipertensão atinge o cérebro, rins, vasos e coração:

-No cérebro: pode ocasionar  AVC ou “derrame cerebral”.

-No coração: quando ocorre a obstrução (“entupimento”) de um vaso pode ocorrer o infarto.

-No rim: pode ocasionar alteração na filtração, produção da urina e até mesmo alteração hormonal.

Sintomas da hipertensão

O mais perigoso é que ela é uma doença silenciosa, que quase não apresenta sintomas nas fases iniciais e quando manifesta em estágios mais avançados já vem relacionada a lesões e falência em órgãos nobres.

Sintomas, como dor no peito, cansaço, dor de cabeça, visão turva, tontura podem estar relacionados com a doença.

Cuidados

A pressão alta pode ser prevenida e tratada através da prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada e em casos mais avançados através de remédios indicados pelo cardiologista.

A medicação utilizada deve ser prescrita de forma individualizada para cada pessoa e para cada estágio da doença, por isso sempre procure um profissional qualificado para fazer seu tratamento.

Lembramos que, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado? Clique aqui para agendar.