poder-da-amizade.jpg

20 de julho de 2020 0

Segundo o dicionário, a amizade é o sentimento de grande afeição, simpatia e apreço entre pessoas.

Significado que faz parte do dia a dia de todos nós, seja no colégio, no trabalho, na rua, com os amigos que a vida nos dá.

Vamos acompanhar cinco bons motivos para cultivar boas amizades, elas que fazem bem para o corpo e a mente:

1- Compartilhar sentimentos

Nós precisamos conversar. Quando expomos e compartilhamos nossas emoções é como se tirássemos um peso das costas, além de fortalecer a cumplicidade.  Esta reciprocidade, dá uma sensação de satisfação e alívio.

2- Amizade ajuda a cuidar da saúde mental

A interação estimula o cérebro; o simples ato de conversar com alguém ou pensar em coisas diferentes, estimula a atividade cerebral.

3- Age como incentivo

Os amigos quanto estão juntos e animados, podem tornar qualquer momento mais feliz. Então, quando alguém está sozinho, desanimado para alguma atividade, e recebe a notícia de que o amigo vai participar, acaba se sentindo influenciado, incentivado e se anima em realizar a atividade.

4- Amizade ajuda a cuidar da saúde

Pesquisas apontam que durante toda a vida, pessoas acumulam diversos amigos e essas companhias reduzem o risco de depressão e ansiedade, por exemplo.

5- Relações mais duradouras

A amizade também está dentro das relações amorosas. Quando o casal são amigos, o relacionamento tende a ser mais duradouro e estável; há mais cumplicidade e a confiança se torna maior.

Mas lembre-se, amigo não é psicólogo!

Muitas pessoas têm amigos que são confidentes e costumam “desabafar” com eles sobre a vida. Apesar dessa troca ser extremamente sadia, amigo não é psicólogo.

Com o amigo, há uma troca de ideias, ele te aconselha a partir do ponto de vista dele. A psicoterapeuta, ajuda no desenvolvimento da autonomia para que você cada vez mais consiga lidar com seus conflitos.

E agora?

Gostou dos motivos? Então porque não aproveitar o final de semana para visitar aquele velho amigo?

E você também pode cuidar da sua saúde mental aqui na Clínica Fares. Agende agora uma consulta com um psicólogo, profissional que ajuda você a se cuidar e ser feliz com quem ama!

Dr. Renato A. Hisamoto

Psicólogo clínico e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP 06/160807