shutterstock_347560253-1200x801.jpg

3 de agosto de 2020 0

O ultrassom abdominal total é seguro e indolor e produz imagens do interior do corpo usando ondas sonoras. Também chamado de ultrassonografia ou sonografia, envolve o uso de um pequeno transdutor (sonda) e um gel colocados diretamente sobre a pele.

Como as imagens são capturadas em tempo real, elas podem mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo, bem como o fluxo de sangue pelos vasos sanguíneos.

É um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas.

Um ultrassom abdominal total produz uma imagem dos órgãos e outras estruturas no abdome superior.

O que é o ultrassom abdominal total?

É um exame que produz imagens em tempo real do interior do corpo e toda sua estrutura e o movimento dos órgãos.

O ultrassom abdominal total pode avaliar

• Útero
  • Ovário
  • bexiga
  • Fígado
  • Rins
  • Vesícula biliar
  • Pâncreas
  • Baço
  • Ductores biliares
  • Aorta abdominal e vasos sanguíneos do abdome

Ajuda a identificar problemas, como:

• Cálculos biliares e vias urinárias
  • Pedras nos rins
  • Dor ou distensão abdominal
  • Abdômen aumentado
  • Rastreamento de hérnia
  • Funcionamento anormal do fígado
  • Rastreamento precoce de tumores abdominais
  • Pesquisa de causa de dor do abdome, que inclui apendicite, inflamações do intestino delgado e grosso

Dói para fazer o exame?

O ultrassom abdominal total é um exame não invasivo, seguro e indolor. E o tempo de realização do exame pode variar de acordo com o pedido médico.

Como é feito o ultrassom abdominal total

O exame é realizado com o paciente deitado e um aparelho chamado transdutor é passado na área que será avaliada, o aparelho tem um gel que é incolor e a base de água. O aparelho percorre a área a ser analisada e transmite ondas sonoras na região do abdômen, projetando imagens numa tela de computador.

Ao longo do exame, o médico pode pedir para fazer algumas movimentações do corpo para facilitar alguma visualização especifica.

Você pode consultar um Ginecologista na Clínica Fares, agora, clicando aqui.

Dra. Denise de Azevedo

Ginecologista e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares