iStock-1155436221-1200x800.jpg

3 de novembro de 2021 0

Você sabe o que é a próstata?

A próstata é uma pequena glândula com cerca de 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. Esta glândula é responsável por produzir um fluido seminal que nutre e transporta o esperma, fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Desenvolvimento do câncer

O câncer ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células da próstata, gerando um tumor maligno que pode acometer apenas a glândula ou se estender pela região.

Nas fases mais avançadas, este tumor invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, chegando a atingir os tecidos ao seu redor, incluindo as vesículas seminais.

Em tumores mais volumosos, o paciente pode sentir dificuldades para urinar, notar a presença de sangue na urina, e/ou apresentar gotejamento de urina após completar a micção.

• Idade
  • Histórico de câncer na família
  • Raça (homens negros possuem maior predisposição para desenvolver esta doença).
  • Sobrepeso e obesidade.

Medidas que podem ajudar você a prevenir o câncer de próstata

• Praticar atividades física
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de álcool
  • Não fumar.

Atenção

Em estágios iniciais, esta doença não costuma apresentar sintomas, então é muito importante que você, homem, realize anualmente os exames indicados. A prevenção contribui consideravelmente para diagnosticar a doença em fases iniciais e possibilitar um tratamento mais efetivo!

A Clínica Fares conta com profissionais altamente preparados para atender você.

Medicina preventiva é o melhor cuidado para a sua saúde!

Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta

Ou, se preferir, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3851-4000.