shutterstock_721187443.jpg

15 de abril de 2019 0

A sua voz pode revelar muito sobre sua saúde

Quando você liga para alguém e essa pessoa te reconhece, é porque ela conhece muito bem a sua voz.

E inclusive pode até adivinhar seu estado emocional, se está feliz, animado, triste, choroso, além de idade e outros fatores, tudo através da expressão desencadeada pela voz. A voz é o espelho da nossa alma.

A voz é uma das principais formas de comunicação e a verbalização faz parte do nosso dia a dia. E ainda mais, ela pode ser capaz de dizer como vai a sua saúde.

Isto acontece porque os sons emitidos pela sua voz podem revelar muito sobre seu organismo, começando pelas pregas vocais.

As pregas vocais podem sofrer diversos riscos, como laringite, nódulos, fendas, pólipos, cistos, câncer, hemorragias entre outros problemas, inclusive quando se grita com frequência.

Um sintoma simples, como rouquidão pode ser sinal desde algo simples como uma gripe até um câncer de laringe. Portanto sempre se deve procurar um profissional quando se observa alterações na qualidade vocal.

Problemas podem surgir muitas vezes em profissionais que usam a voz como ferramenta de trabalho, como os professores, radialistas, profissionais de call center etc. Por isso, em qualquer alteração na voz ou dificuldade para falar é inevitável a busca por ajuda.

Algumas doenças como Parkinson, Alzheimer, AVE, Esclerose, entre outras, podem trazer alterações de voz, por isso é muito importante sempre ter acompanhamento de um profissional especializado.

Preste atenção na sua fala e veja o que ela quer dizer. Algumas dicas para cuidar da sua voz:

  • Beba sempre bastante água
  • Evite bebidas alcoólicas
  • Durma bem
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Evite falar muito alto com frequência

Em qualquer suspeita de problema na sua voz procure por um fonoaudiólogo, profissional que cuida da voz e pode te ajudar a ficar bem!

Dra. Vivian Pardini Landulfo
Fonoaudióloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRFA 13.186