mama.jpg

2 de outubro de 2019 0

O câncer de mama é um tumor maligno que surge nas glândulas mamárias ou nos ductos mamários e é caracterizado pelo crescimento fora do normal de suas células.

No início, ele dificilmente é percebido, mas depois pode torna-se palpável. Ele atinge, principalmente as mulheres, porém, pode atingir os homens também.

Alguns dos sinais que são evidentes no câncer de mama:

1- Nódulo (caroço); na mama de crescimento rápido.

2 – Mudanças evidentes na pele das mamas; como mudança no formato da mama ou do mamilo causando distorções ou retrações.

3 – Alteração na coloração da pele; a mama pode se ficar mais vermelha, dolorida e quente.

4 – Pele mais áspera, com aspecto em casa de laranja.

5 – Saída de secreção espontânea das mamas, também precisa ser avaliada e investigada, principalmente as de aspecto sanguinolento ou incolor.

6 – Presença de nódulos nas axilas que não se absolvem espontaneamente.

Formas de se prevenir

Toda mulher tem que se atentar a todos cuidados da sua saúde.

Desde a primeira menstruação, é essencial que toda mulher vá ao ginecologista, pelo menos uma vez ao ano.

Uma das formas de sempre ficar atenta a qualquer sinal do câncer de mama, é através do auxílio do autoexame das Mamas. Você pode ver o passo a passo de como fazer pelo menos, uma vez ao mês, veja clicando aqui. 

Quem tem alto risco de desenvolver a doença, como pessoas com parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama é necessário fazer o exame, a partir dos 35 anos anualmente.

Outro exame importantíssimo também, é a mamografia. Um exame das mamas que com ele é possível rastrear nódulos, assimetrias nas mamas, microcalcificações e qualquer alteração ou lesão que não seja visível a olho nu.

Cuide da sua saúde, você é uma pessoa muito especial, inclusive para sua família. Vá ao médico regularmente, faça exames preventivos, tenha uma alimentação saudável e pratique atividade física.

Agende agora sua consulta com o ginecologista clicando aqui.