O inverno é um grande aliado à pressão alta (hipertensão). Acontece que durante esta época do ano, a temperatura baixa, diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, fecha a circulação e aumenta a pressão.
Então, veja alguns cuidados que ajudam a evitar a pressão alta e suas complicações:
Evite o sal
O sal é composto por sódio, substância que faz com que o corpo retenha mais líquido e aumente o volume de fluídos nos vasos sanguíneos, isso pode causar a pressão alta, então vale diminuir sua digestão. Além disso, devem-se evitar alimentos embutidos e temperos industrializados.
Faça exercícios físicos
Após avaliação médica, é interessante praticar regularmente atividade física. Correr, nada, pedalar, aeróbica, são atividades que ajudam a baixar a pressão arterial (sendo feitos de forma moderada).
Não se pode esquecer de fazer alongamento antes de iniciar as atividades para evitar problemas.
Cuidado com o estresse
Enfrentar situações de estresse são agravantes para a pressão alta. Sendo assim, aprender administrar em situações de conflito e ter boas noites de sono são aspectos importantes para o controle da pressão.
Quanto menos bebida alcoólica melhor
O álcool quando ingerido em grande quantidade é inimigo do controle da pressão. Evite inseri-lo no dia a dia ou beba com moderação.
Mantenha uma dieta saudável
Para manter a boa saúde do coração e evitar problemas cardiovasculares é imprescindível alimentar-se de gorduras saudáveis e pouco sal. Adicione a dieta muitas frutas, legumes e verduras, além de dar preferência às carnes magras.
Diga não ao cigarro!
As substâncias tóxicas do cigarro elevam a pressão e comprometem a saúde. Parar de fumar é extremante importante para cuidar da pressão alta.
Administre os medicamentos
Tome sempre os remédios conforme a recomendação médica. Lembrando que alguns medicamentos podem aumentar a pressão, como os anti-inflamatórios.
Na dúvida, converse com seu cardiologista, médico que cuida da saúde do coração e melhor poderá lhe ajudar!
Dr. Valdir Lauro Schwerz
Cardiologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRM 81751