menstrua-768x444.jpg

31 de agosto de 2020 0

Um dos acontecimentos mais importantes na vida da mulher é a menstruação. Este momento significa que o organismo e o corpo da mulher já é fértil.

Enquanto isso não acontece, mensalmente ocorre o sangramento menstrual (uma descamação do tecido que reveste o útero internamente, o endométrio).

A primeira menstruação chega sempre como uma surpresa para a menina. Por isso, para ajudar com as dúvidas dessa fase, a seguir você pode acompanhar respostas para algumas perguntas sobre esse momento:

Com quantos anos acontece a primeira menstruação?

Tudo pode variar de acordo com o organismo de cada menina, no entanto, normalmente, acontece entre os 10 e 15 anos. Há algumas meninas que podem menstruar antes, devido a fatores hormonais ou alimentação.

Quando sei que vou menstruar?

Pode variar de acordo com características individuais, mas alguns sinais e mudanças podem ser observados, inclusive alguns meses antes, como:

• Surgimento de pelos pubianos

• Aumento das mamas

• Aumento de peso

• Aumento no quadril

Por quanto tempo vou ficar menstruada?

Depende do organismo da menina, geralmente, dura em torno de 3 a 8 dias. Depois, após, entorno de 30 dias, acontece outra menstruação. Nos primeiros anos, é comum que a menstruação fique desregulada. Mas com o passar do tempo se torna mais regular. Por fim, a mulher menstrua até, mais ou menos, 50 anos. Depois disso, termina, quando entra na menopausa.

Vou sentir cólicas?

Sim. É comum que haja dor na região abdominal. No entanto, se as dores passarem a serem intensas e prejudicar a vida social, psicológica e profissional, é importante consultar o médico para que avalie a situação, assim contribui para evitar o surgimento de alguma doença, como a endometriose.

O que é TPM (Tensão Pré-menstrual)?

Este período traz consigo algumas irritações, que podem ser tanto físicas, quanto psicológicas. Por exemplo, dor de cabeça, dores nas mamas, ganho de peso, acne, além de fadiga, sensibilidade e irritabilidade. Isto acontece devido às alterações hormonais. Na dúvida, também é importante consultar o médico.

Por que ir ao ginecologista?

É interessante que a mulher faça anotações sobre a menstruação e seu calendário. Assim, contribui para a percepção de sua regularidade e possíveis disfunções. Toda mulher em qualquer idade deve visitar o ginecologista, inclusive após a primeira menstruação e após iniciar a vida sexual.

Dr. Luis Antônio Ferreira de Domenico

Ginecologista

CRM 83485