PSA e Exame de Toque
O PSA e o Exame de Toque também são conhecidos como Exames de Rastreamento. Estes exames são realizados para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo que o paciente apresente algum sintoma da doença.
Exame do Antígeno Prostático Específico (PSA)
O exame PSA é realizado de forma simples, rápida e indolor, é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.
É indicado que este exame seja realizado uma vez ao ano, por homens a partir de 50 anos.
Geralmente homens saudáveis apresentam valores de PSA total inferiores a 2,5 ng/ml, antes dos 65 anos, ou inferiores a 4 ng/ml, acima dos 65 anos. Nem sempre o aumento da concentração de PSA total é indicativo de câncer, sendo necessários outros exames para o diagnóstico.
Para que serve?
Normalmente este exame é realizado para avaliar possíveis problemas na próstata como:
- Prostatite (inflamação da próstata)
- HBP – Hipertrofia benigna da próstata
- Câncer de próstata
- Hiperplasia prostática benigna
Exame de Toque
O exame de toque retal é o mais indicado para identificar alterações que podem ser sinais de câncer de próstata, mas ele também pode avaliar diversas condições. O exame é rápido (em média, 10 segundos) e indolor.
O toque retal possibilita identificar sinais de doenças como: prostatite, hiperplasia e câncer de próstata. O médico também pode examinar problemas como: fissuras anais, hemorroidas e outras alterações no reto, na uretra e no ânus.
Quando fazer?
É recomendado que homens com histórico de câncer de próstata na família realizem o exame a partir dos 45 anos, se não for o caso, o exame é indicado a partir dos 50 anos.
Tanto o PSA quanto o exame de toque,não são conclusivos. Caso o resultado desses testes apresente alguma anormalidade, será necessário realizar uma biópsia da próstata para conclusões definitivas.
A Clínica Fares conta com profissionais altamente preparados para atender você.
Medicina preventiva é o melhor cuidado para a sua saúde!
Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta
Ou, se preferir, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3851-4000.