Para quem gosta de cantar e muitas vezes já tem uma “voz bonita e bem afinada” não sabe que é preciso de cuidados especiais para mantê-la saudável.
Portanto, profissionais da música, como os cantores e preparadores vocais devem se preocupar com a saúde vocal, principalmente com os hábitos que podem ser maléficos para a voz.
A voz falada é diferente da cantada por isso para “não machucar” as cordas vocais é preciso se atentar a algumas técnicas e ajustes conforme a música cantada.
Sendo assim, é importante trabalhar a respiração costo-diafragmática (respiração mais ampla e profunda), cuidar da alimentação e se atentar na realização dos exercícios vocais.
Na alimentação, vale valorizar uma alimentação mais saudável, com menos gordura, sem álcool e cigarro além de beber bastante água, que são duas ações aliadas para o cuidado com a voz de quem canta. Evitar o grito e estar atento a frequência da voz é importante.
O papel do fonoaudiólogo
Este profissional auxilia quem canta com exercícios específicos para a voz, explorando suas possibilidades, a freqüência mais confortável, melhor forma de trabalhar a articulação entre outros aspectos.
Na dúvida, consulte um fonoaudiólogo, ele poderá te orientar e indicar a melhor forma para cuidar da sua voz.
Dra. Vivian Pardini Landulfo
Fonoaudióloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRFA 13.186