anemia-1200x800.jpg

30 de setembro de 2019 0

É muito importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos para o comportamento geral da criança e procurem ter hábitos alimentares saudáveis para toda a sua família.

O que é a anemia?

A anemia acontece quando a concentração de hemoglobina, que é uma enzima presente nos glóbulos vermelhos do sangue, fica abaixo do nível normal.

O sangue é o principal responsável por transportar diversos elementos para as células do corpo, mas quando tem alguma deficiência de algum desses elementos, o corpo começa a apresentar alguns sinais de que tem algo errado. Nas crianças isso pode acontecer devido à deficiência de ferro – um dos elementos presentes na hemoglobina.

Uma das principais causas de anemia na criança é a ausência de ferro na alimentação ou alguma dificuldade do organismo para absorver este elemento.

Quais sintomas da anemia?

Os sintomas podem variar de acordo com o nível de intensidade da doença e podem apresentar alguns dos sinais e sintomas abaixo:

• Irritabilidade
  • Cansaço
  • Sensação de frio
  • Sonolência
  • Falta de apetite
  • Atraso de desenvolvimento intelectual
  • Perda da força dos membros
  • Respiração acelerada
  • Inchaço das mãos e pés
  • Icterícia (recém-nascido)

Tratamento da anemia

O primeiro passo após suspeitar de anemia na criança é procurar o médico pediatra, que irá conversar e examinar a criança.

Depois disso, poderá solicitar uma análise laboratorial através do exame de sangue, que além do médico investigar o histórico da alimentação, irá avaliar também o comportamento da criança.

Com isso, será recomendada uma dieta rica em ferro e vitamina B12, presente em carnes vermelhas e vegetais verdes.

Com a reposição de ferro e o tratamento correto, aos poucos a criança começa a melhorar e com o tempo a anemia tenderá a desaparecer.

Diagnóstico da anemia

O único que pode dar o diagnóstico da anemia é o médico pediatra, sendo assim, na dúvida, consulte seu médico de confiança.

Na Clínica Fares você pode agendar uma consulta com médico pediatra de maneira fácil e rápida. Acesse já e faça um pré-agendamento.

Dr. Alfredo Rangel Ayres Prestes

Pediatra, médico do trabalho e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRM 63058