pessoa-com-tuberculose-768x533-1.jpg

11 de março de 2021 0

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta, principalmente, os pulmões, embora possa acometer outros órgãos.

É uma das patologias mais mortais do mundo, sendo que 1,5 milhões de pessoas vivem com tuberculose.

Como a tuberculose é transmitida?

É uma doença transmitida pelo ar contaminado com a microbactéria, ou seja, pode ser transmitida ao falar, espirrar ou tossir.

Neste contato, a pessoa com tuberculose transmite a bactéria (bacilo) através das partículas lançadas pelo ar.

Estima-se que uma pessoa com tuberculose possa contaminar outras 10 ou 15 pessoas. Principalmente, familiares e pessoas que convivem no mesmo local ou em ambientes fechados.

Sintomas mais comuns

• Tosse recorrente (por mais de duas semanas) pode surgir com escarro ou sangue
  • Perda de peso
  • Dores no peito
  • Fadiga
  • Febre
  • Suor noturno

Como se prevenir contra doença

A melhor forma de se prevenir contra a tuberculose é com a vacina BCG, ainda quando criança, que é distribuída gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Além disso, é importante, evitar aglomerados, ainda mais, em lugares fechados e não usar mesmos objetos de pessoas contaminadas.

Diagnóstico da tuberculose

Para seu diagnóstico são utilizados alguns exames, como os laboratoriais, de imagem e histológicos.

A tuberculose tem cura, mas para que isso aconteça deve haver o tratamento correto, que tem duração de seis meses.

Lembramos que, se você tem exames ou consultas que não podem ser deixados para depois, faça. Não deixe sua saúde de lado. E tome todos os cuidados necessários ao sair, combinado? Clique aqui para agendar.

Da redação