shutterstock_1446976127.jpg

2 de agosto de 2021 0

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é considerada como veículo para promoção da amamentação e ocorre em 120 países de 1º a 7 de agosto.

A amamentação é um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho. O leite materno dado ao bebê após o parto faz o útero voltar ao tamanho normal mais rápido e diminui o sangramento, prevenindo a anemia materna e reduzindo o risco de câncer de mama e ovários.

Para a criança, também há ganhos. Protege contra doenças, previne a formação incorreta dos dentes e problemas na fala, proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.

Outros benefícios do aleitamento materno

Para o bebê:

Maior contato com a mãe
Melhora a digestão e minimiza as cólicas
Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação
Reduz o risco de doenças alérgicas
Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma
Estimula e fortalece a arcada dentária
Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia

Para a mãe:

Diminui o sangramento no pós-parto
Acelera a perda de peso
Reduz a incidência de câncer de mama, ovário e endométrio
Evita a osteoporose
Protege contra doenças cardiovasculares, como o infarto

Por ser rico em anticorpos produzidos pela mãe, o leite materno é uma forma natural de defesa para o bebê, protegendo a criança contra problemas como asma, pneumonia, gripes, dor de ouvido e problemas intestinais.

Como vai a saúde do seu bebê? A Clínica Fares conta com médicos pediatras prontos para cuidar de quem você ama!

Agende uma consulta com um de nossos médicos: 11-3851-4000 ou acesse: https://clinicafares.com.br/agendar-consulta-medica/