A Vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado para homens que não querem mais ter filhos.
É considerado um método contraceptivo definitivo de esterilização, ou seja, só deve ser realizado por aqueles homens que não querem mais ter filhos.
Quando fazer a Vasectomia?
Quando o homem ou o casal decidir por não ter mais filhos. Porém existem critérios regrados por Lei para a realização dessa cirurgia.
No Brasil, a esterilização cirúrgica está regulamentada por meio da Lei nº 9.263/96, que trata do planejamento familiar: “…em homens com capacidade civil plena e maiores de 25 anos de idade OU pelo menos, com dois filhos vivos…” Ainda necessita o registro da vontade em documento escrito e firmado e em vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.
Como ocorre o procedimento?
A cirurgia é normalmente de realização ambulatorial com anestesia local.
É feita uma pequena incisão na pele do escroto de, aproximadamente, 1,5cm em cada lado (total de 2 incisões), exteriorizado o ducto deferente (canal responsável pela passagem do espermatozoide para o líquido ejaculado: sêmen), cortado um fragmento e os ductos amarrados separadamente.
Como funciona o Pós-operatório na Vasectomia
O paciente recebe alta logo após o procedimento para recuperação em casa.
Recuperação com poucas complicações por se tratar-se um procedimento simples.
É importante atentar que será realizado um espermograma entre 60-90 dias da cirurgia, para confirmar sucesso da mesma e até a liberação médica, que será feita com esse exame, deve ser usado algum método contraceptivo, pois há risco de gravidez nesse período.
Em Qual Local é realizado o procedimento
A cirurgia será realizada por um urologista cirurgião em uma das unidades da Clínica Fares, de caráter ambulatorial, anestesia local e alta logo após o procedimento.
Agende agora na Clínica Fares uma consulta com o urologista e tire todas as suas dúvidas.