Dicas para uma consulta bem-sucedida - Clinica Fares
NORMALmodeloblog-1024x1024.png

19 de julho de 2017 0

A consulta médica é um momento muito importante onde se inicia ou se mantém a relação médico-paciente. Todo o resultado dessa relação depende deste momento. Na consulta, o médico colhe dados e informações a respeito do paciente e registra tudo em um prontuário que fica guardado para futuras avaliações e contam a história desta relação entre médico e paciente.

 

Na consulta o médico faz perguntas a respeito do motivo pelo qual o paciente o procurou, detalhando as informações de cada queixa, questiona  sobre outros sintomas que eventualmente ocorram no dia a dia e também pesquisa o passado de saúde pessoal e familiar. Além disso, realiza o exame físico, solicita ou avalia exames laboratoriais, de imagem, laudos e relatórios.

O objetivo da consulta é o diagnóstico médico e, a partir dele, qual o tratamento, orientações e outros exames deverão ser feitos.

 

Confira algumas dicas importantes para que a consulta seja bem-sucedida:

•Procure sempre marcar a consulta com antecedência, isso permite ao médico e assistentes planejarem melhor os horários.

•Vá à consulta com roupas fáceis de serem retiradas e com mangas soltas. Facilita o exame físico.

•Chegue com antecedência ao local, pois a abertura de uma ficha de atendimento e acesso ao prontuário necessitam um certo tempo.

•Tenha paciência. A consulta tem um tempo estimado, mas muitas vezes os atendimentos geram necessidades de maior tempo de atenção ou maior urgência e, portanto, demoram um pouco mais. Quando você fica nervoso também altera parâmetros no seu corpo que o médico avaliará na consulta, entre eles a pressão arterial. Venha, de preferência, alimentado.

•Ao ser chamado pelo médico tenha em mãos e, preferencialmente  organizados, todos os papéis, relatórios e exames.

•Informe de maneira clara e objetiva ao médico o motivo de sua visita.

•Ouça com atenção todas as perguntas realizadas e responda com clareza. Tenha, se possível, anotados todos os antecedentes patológicos pessoais e familiares e em ordem de tempo (cronológica).

•Venha para consulta com roupas leves e fáceis de serem retiradas. Isto facilita o exame físico, a medida de pressão arterial, temperatura, exame de abdome e pulsos. No dermatologista a avaliação da pele.

•Ao final da consulta, esclareça todas as suas dúvidas sobre o que o médico falou, o diagnóstico, o tratamento. Quanto mais esclarecido estiver melhores os resultados da consulta.

•Realize os exames quando solicitados e siga todas as orientações e prescrições feitas pelo médico. Vá aos especialistas por ele indicados. Seu médico estudou muito para saber diagnosticar e tratar seus problemas de saúde e os exames e médicos de outras especialidades vão ajudá-lo, assim como os resultados do tratamento acontecerão da melhor maneira. Programe ou marque a data de retorno para trazer os exames que foram solicitados e para falar do resultado de seu tratamento. E pergunte ao seu médico de quanto em quanto tempo deverá voltar às consultas para um bom acompanhamento do seu caso.

Seguindo as dicas acima, você e seu médico atingiram o melhor resultado da consulta e, consequente, da saúde e bem-estar.

Dr.Valdir Cardiologista

Valdir Lauro Schwerz
Médico Cardiologista
CRM: 81751