Hipertensão: sintomas e cuidados com a pressão alta
hipertensão-768x512.jpg

26 de abril de 2018 0

Hipertensão, popularmente conhecida como “pressão alta”, não escolhe idade para surgir, podendo acometer crianças, jovens e adultos.

Segundo uma pesquisa da Vigitel 2015, um em cada quatro brasileiros são atingidos pela doença que se torna cada dia mais comum.

A hipertensão é caracterizada por elevação da pressão arterial (maior ou igual a 14 por 9 – 140 X 90 mmHg), que nada mais é que o estreitamento das artérias devido o aumento de sua resistência, fazendo com que o coração precise bombear sangue com mais força podendo gerar uma sobrecarga no órgão, fazendo com que ele aumente de tamanho.

Os principais fatores que contribuem para o aparecimento dessa doença estão ligados ao sedentarismo, consumo excessivo de sal, bebida alcoólica, tabagismo, estresse, alteração do sono e obesidade.

A hipertensão atinge o cérebro, rins, vasos e coração:

-No cérebro: pode ocasionar  AVC ou “derrame cerebral”.

-No coração: quando ocorre a obstrução (“entupimento”) de um vaso pode ocorrer o infarto.

-No rim: pode ocasionar alteração na filtração, produção da urina e até mesmo alteração hormonal.

Sintomas da hipertensão

O mais perigoso é que ela é uma doença silenciosa, que quase não apresenta sintomas nas fases iniciais e quando manifesta em estágios mais avançados já vem relacionada a lesões e falência em órgãos nobres.

Sintomas, como dor no peito, cansaço, dor de cabeça, visão turva, tontura podem estar relacionados com a doença.

Cuidados

A pressão alta pode ser prevenida e tratada através da prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada e em casos mais avançados através de remédios indicados pelo cardiologista.

A medicação utilizada deve ser prescrita de forma individualizada para cada pessoa e para cada estágio da doença, por isso sempre procure um profissional qualificado para fazer seu tratamento.

Dr. Carlos Eduardo dos S. Portela

Cardiologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares