Como se livrar do perigo da pressão alta no inverno - Clinica Fares Pressão alta no inverno
pressão-alta-no-inverno-768x398.jpg

16 de julho de 2018 0

O inverno é um grande aliado à pressão alta (hipertensão). Acontece que durante esta época do ano, a temperatura baixa, diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos, fecha a circulação e aumenta a pressão.

Então, veja alguns cuidados que ajudam a evitar a pressão alta e suas complicações:

Evite o sal 

O sal é composto por sódio, substância que faz com que o corpo retenha mais líquido e aumente o volume de fluídos nos vasos sanguíneos, isso pode causar a pressão alta, então vale diminuir sua digestão. Além disso, devem-se evitar alimentos embutidos e temperos industrializados.

Faça exercícios físicos

Após avaliação médica, é interessante praticar regularmente atividade física. Correr, nada, pedalar, aeróbica, são atividades que ajudam a baixar a pressão arterial (sendo feitos de forma moderada).

Não se pode esquecer de fazer alongamento antes de iniciar as atividades para evitar problemas.

Cuidado com o estresse

Enfrentar situações de estresse são agravantes para a pressão alta. Sendo assim, aprender administrar em situações de conflito e ter boas noites de sono são aspectos importantes para o controle da pressão.

Quanto menos bebida alcoólica melhor

O álcool quando ingerido em grande quantidade é inimigo do controle da pressão. Evite inseri-lo no dia a dia ou beba com moderação.

Mantenha uma dieta saudável

Para manter a boa saúde do coração e evitar problemas cardiovasculares é imprescindível alimentar-se de gorduras saudáveis e pouco sal. Adicione a dieta muitas frutas, legumes e verduras, além de dar preferência às carnes magras.

Diga não ao cigarro!

As substâncias tóxicas do cigarro elevam a pressão e comprometem a saúde. Parar de fumar é extremante importante para cuidar da pressão alta.

Administre os medicamentos

Tome sempre os remédios conforme a recomendação médica. Lembrando que alguns medicamentos podem aumentar a pressão, como os anti-inflamatórios.

Na dúvida, converse com seu cardiologista, médico que cuida da saúde do coração e melhor poderá lhe ajudar!

Dr. Valdir Lauro Schwerz

Cardiologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 81751