Como se manter hidratado em dias quentes
hidratado-1200x795.jpg

19 de dezembro de 2018 0

Com as altas temperaturas dos últimos dias se não houverem cuidados adequados com a saúde pode surgir problemas. Acontece que nosso corpo perde líquido naturalmente e em dias quentes essa perda pode aumentar e causar alterações metabólicas.

Veja algumas dicas para se manter hidratado e aproveitas os dias quentes:

1- Beba muita água

Nosso corpo tem, pelo menos, 60% de água (varia com a idade) e ela deve ser reposta para deixar nosso corpo saudável e manter as funções básicas do organismo, isto é, hidratado. Uma boa dica é sempre ter uma garrafinha de água por perto.

2- Alimentos com água

Algumas frutas têm maior quantidade de água em sua composição. A melância, o melão, a laranja, o morango, o abacaxi são bons exemplos. Além de comer a fruta, também vale fazer sucos com elas, assim é possível repor a água e sais minerais que se perde em dias quentes e se manter hidratado.

3- Atividade física

Na atividade física a pessoa deve beber bastante líquido: antes, durante e depois do exercício. Beber água ajuda a manter a temperatura corporal, diminuir a fadiga e evitar o aumento da freqüência cardíaca.
Isso ocorre porque em dias quentes o fruído de suor é maior e varia de acordo com a intensidade a atividade, por isso a importância do líquido.

4- Roupas leves

Use roupas leves, inclusive na hora de dormir. Panos feitos de algodão ou malha são ótimas opções.
Já durante o sono, vale deixar o quarto bem arejado, tomar um banho e evitar bebidas quentes.

4- Proteja-se

Cuidado com o sol! Evite se expor a ele, das 10h às 16h. Use roupas leves, boné, óculos de sol, protetor solar e sempre tenha uma garrafa de água por perto.

Na dúvida, consulte seu médico de confiança, profissional preparado para te orientar!

Dra. Gabriela Maria Nara Sadeck

Clínica Geral e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 159931