Gripe ou Resfriado? - Clinica Fares
gripe-1024x1024.jpg

4 de julho de 2017 0

Tanto a gripe como o resfriado são infecções causadas por vírus. No inverno a menor umidade relativa do ar e o clima seco favorecem para maior transmissão, já que as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados ou com pouca circulação de ar aumentando assim a concentração de vírus.
No caso do resfriado, o vírus é o Rinovírus, que se manifesta com sintomas mais brandos como coriza, congestão nasal, espirros ou tosse, lacrimejamento dos olhos e febre baixa. Já na gripe é causado pelo vírus Influenza, apresentando entre os sintomas: febre alta, calafrios, dor de cabeça, coriza, fraqueza e dor muscular.
Existem duas formas de transmissão:
Direta: Quando há o contato com gotículas contaminadas que são expelidas quando a pessoa espirra, tosse (sendo que o vírus Influenza, da gripe, pode ser transmitido a outras pessoas até um metro e meio de distância).
Indireta: Quando há contato com objetos ou superfícies contaminadas com vírus (o vírus Influenza pode sobreviver de 24 a 48 horas nesses locais) e em seguida trazemos a mão aos olhos, boca ou nariz.
Também vale lembrar, que o vírus Influenza pode demorar de 1 a 4 dias até a sua manifestação, sendo que uma única pessoa infectada pode transmitir a gripe para um grande número de pessoas suscetíveis.
A melhor maneira de se prevenir é evitar aglomerações e ambientes fechados, mantendo os locais ventilados, lavar e higienizar frequentemente as mãos, evitar tocar os olhos, nariz e boca. Além disso, a vacina contra a gripe não existe contraindicação, entretanto pessoas que possuem alergia a proteína do ovo não podem tomar a vacina.
Após a imunização, o corpo leva de duas a três semanas para criar os anticorpos necessários para combater o vírus da gripe.

cristina Midori
Dra Cristina Midori Otsuzi
Clínica Geral
CRM: 120146