Saiba por que a vitamina D é importante para nossa saúde
vitamina-d-1024x1024.jpg

27 de setembro de 2017 0

Em todo mundo há um bilhão de pessoas com deficiência de vitamina D. No Brasil, chega a acometer 90% da população.

A vitamina D é muito relacionada a osteoporose, porém, hoje, novos estudos têm demonstrado que ela tem receptores em diversos órgãos, como o cérebro, próstata, intestino, células da imunidade e músculos.

A falta desta vitamina está correlacionada a diversas doenças, como o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, por exemplo, hipertensão arterial, cânceres, diabetes mellitus, esclerose múltipla, demência e artrite reumatoide.

Sabe-se que pacientes sem doença cardíaca prévia com valores insuficientes de vitamina D apresentam um risco duas vezes maior de doença cardiovascular.

Além disso, o controle adequado da vitamina D reduz 77% o risco relativo de câncer de mama.

É também a única entre as vitaminas que pode ser sintetizada na pele a partir da exposição a luz solar.

Sua absorção na pele é variável, depende de cada pigmentação, estação do ano, vestimentas, idade e uso de protetor solar. E ainda pode alterar de acordo com fatores hormonais, genéticos e nutricionais.

As fontes alimentares são escassas em vitamina D, além disso, a falta de exposição solar, uso de medicamentos anticonvulsivantes, corticoides e doenças intestinais, reduzem ainda mais a absorção.

Para o tratamento é indicado o acompanhamento médico que irá suplementar de forma adequada e individualizada a necessidade do paciente.

Dra. Cristina Midori Otsuzi

Clínica Geral