Câncer de pele e cirurgia micrográfica de Mohs - Clinica Fares Câncer de pele e cirurgia micrográfica de Mohs
Câncer-de-pele-e-cirurgia-micrográfica-de-Mohs-768x511.jpg

15 de agosto de 2018 0

O câncer de pele é o câncer que mais acomete pessoas no mundo. Ele afeta, principalmente, pessoas de pele clara, cabelos claros e que tiveram uma exposição prolongada ao sol ao longo da vida.

Sua principal forma de tratamento é a cirurgia. Hoje, existe uma cirurgia inovadora chamada de cirurgia micrográfica de Mohs, desenvolvida por uma americano chamado Frederic Mohs.

Esta cirurgia é mais eficaz e menos invasiva que a cirurgia tradicional realizada no Brasil, podendo levar a cura do câncer de pele em até 99%.

Ela é recomendada, principalmente, para o câncer de pele não melanoma, dentre eles, o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.

Diferente da cirurgia convencional, que o fragmento de pele removido é enviado para o laboratório de patologia e o exame pode levar dias para ficar pronto, a cirurgia de micrográfica de Mohs permite realizar a análise de 100% das margens cirúrgicas pelo microscópio durante o próprio ato cirúrgico.

Quando as margens se encontram comprometidas pelo tumor, mais tecido é retirado até as margens cirúrgicas se encontrem completamente livres do tumor, com isso, garantindo uma maior taxa de cura.

Além disso, na cirurgia micrográfica de Mohs só é necessário retirar a pele comprometida pelo tumor, diferente da cirurgia tradicional que além de retirar a pele comprometida pelo tumor, também é necessário retirar de 4-6mm de pele sã ao redor do tumor, para aumentar as chances de cura, porque a análise microscópica da pele não é realizada durante a cirurgia convencional.

Com isso, a cirurgia micrográfica de Mohs é menos invasiva e menos mutilante em áreas nobres da face, nariz, pálpebras e lábios, garantindo um melhor resultado estético e funcional, quando comparada a cirurgia tradicional.

Hoje, em São Paulo, a Clínica Fares é um dos poucos lugares que dispõe desse tratamento tão minucioso para o câncer de pele.

Dr. Henrique da Silveira Marques

Dermatologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 133551