Três dicas para prevenir a obesidade - Clinica Fares
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11 de fevereiro de 2016 0

Vamos aos fatos: aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo tem sobrepeso ou obesidade, sendo que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quase todos os países sofrem dessa epidemia, inclusive o Brasil.

 

A principal causa da obesidade costuma ser o desequilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto de calorias. Ah, mas é só uns quilinhos a mais, não é nada disso! Errado!  Um biscoito ali, um salgadinho de pacote acolá, um refrigerante aqui, uma comida de fast-food, tudo isso contribuiu e muito para essa epidemia de obesos e obesas.

obesidade

Os alimentos industrializados tão presentes em nosso dia a dia podem se transformar numa bomba e comprometer nossa saúde. A doença ainda aumenta o risco de incidência de alguns tipos de câncer como o de mama, intestino, estômago e próstata.

 

Se nos adultos é um problemão, quem dirá a obesidade nas crianças. Além de o excesso de peso interferir na qualidade de vida delas por meio de doenças articulares, também podem surgir ainda transtornos alimentares como bulimia e anorexia.

 

Além disso, o sedentarismo é outra causa bem frequente: a falta de exercícios físicos costuma agravar ainda mais a doença.

 

Alguns hábitos podem ser cultivados para prevenir a obesidade em nossas vidas. Confira essas três dicas básicas abaixo e fique de olho na balança e em seu estilo de vida!

 

1 – Nada de refeições em horários irregulares refeição noturna

Nada de beliscar algo aqui, algo ali e fazer refeições em horários errados. Se eduque. Coma refeições ou mesmo algum lanche em intervalos regulares. Isso nos ajuda a resistir às beliscadas durante o dia e de exagerar nas principais refeições. Não se esqueça de incluir frutas e hortaliças nesses intervalos.

 

2 – Esqueça as grandes porções

Se você sempre encher o prato de muita coisa, é claro que uma hora o ponteiro da balança irá subir. Ainda que não estejamos mais com fome, nossa tendência é raspar o prato. Se você almoça fora, prefira um self service e capriche num prato equilibrado. Nada de encher de tudo o que vê pela frente.

 

3 – Encha metade de seu prato com vegetais e legumes

prato saudável Pode parecer clichês, mas encher o prato com legumes e vegetais é uma dica infalível. Quem disse que uma alface, tomate e escarola não é nutritivo? Esqueça aquela ideia antiga de que, para estar satisfeito, você precisa estar com a barriga cheia. Se recusamos verduras e legumes e enchemos o prato de linguiça e carne todo santo dia, é óbvio que estamos pedindo para ficarmos doentes. Faça sempre um prato bem colorido.