Fala do bebê com 12 meses de vida
desenvolvimento-da-fala-infantil-768x575-1.jpg

29 de março de 2018 0

A tão esperada festinha de um ano chegou! E com isso novas conquistas e habilidades são adquiridas pelo bebê.

É a partir dos 12 meses que seu filho vai começar a se soltar para dar os primeiros passinhos sozinho, sem apoio e então começar a andar.

Com esse idade, eles aprendem a comer sozinhos com a colher. Muitas vezes, erram o caminho da boca, derrubam a comida, mas faz parte do aprendizado.

Uma criança de 1 ano já deve comer exatamente o que os pais comem, sem alteração na consistência, ou seja, não deve mais amassar, bater ou triturar o alimento.

A habilidade motora fina está mais desenvolvida, gostam de atividades de encaixe, de fazer barulho com peças, de pôr e tirar objetos de um lugar para o outro, de arrremessar coisas e já conseguem ficar em atividades mais calmas por alguns minutos.

O bebê já entende melhor a separação, então fica mais choroso ao se separar dos pais, e é um bom momento para trabalhar esse distanciamento, ensinando-o a se tornar mais independente.

Com 12 meses a fala do bebê passa a ter intenção comunicativa, não tem mais caráter de experimentação, como nas fases anteriores.

Começa a onomatopeias e é muito ativo em situações comunicativas, respondendo, com balbucios, em situações de conversação.

No decorrer dos 12 aos 18 meses acontece um aprimoramento desse balbucio e um aumento rápido da capacidade de expressão e compreensão.

Passado os 18 meses surge a capacidade de combinar 2 palavras e de entender ordens simples com duas ações, como por exemplo, “pega o copo e põe na pia”.

Caso seu filho seja prematuro, é esperado um atraso nesse padrão, levamos sempre em conta a idade corrigida!

Na dúvida, procure por seu fonoaudiólogo!

Gostou desse texto? Quer saber mais? Então continue nos seguindo, além disso, você também pode acompanhar as dicas anteriores:

Desenvolvimento da linguagem infantil

Fala do recém-nascido até o 3º mês de vida

Fala do bebê com 6 meses de vida

Fala do bebê com 9/10 meses de vida

Vivian Pardini Landulfo
Fonoaudióloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRFA 13.186