Chocolate faz mal à voz?
chocolate-e-voz-320x240-1.jpg

29 de março de 2018 0

A páscoa chegou e com ela vem o chocolate! Muitos pacientes têm me perguntado se o chocolate faz mal para a voz.

Se formos pensar na anatomia, quando ingerimos o chocolate, qualquer outro alimento ou líquido, estes não passam ela prega vocal (estrutura responsável pela produção da voz) e sim caminham da boca para o esôfago e desse para o estômago.

Porém, com a mastigação, iniciamos o processo digestivo, através da mistura da saliva com o alimento e o chocolate deixa o muco da cavidade oral mais espesso, tornado nossa saliva mais grossa e com isso gerando pigarro e tosse, que, por sua vez, passa a ser prejudicial à voz.

Outro malefício do chocolate é o refluxo gastroesofágico. O chocolate aumenta a incidência do refluxo gástrico e o conteúdo ácido que o estômago produz é tolerado apenas pelo estômago.

Quando este refluxo começa a causar danos nas estruturas por onde passa e uma delas pode ser a prega vocal, gera desde um edema e uma hiperemia em região laríngea, até lesões mais complexas.

Portando, o chocolate pode sim ser prejudicial à voz, principalmente para aquelas pessoas que fazem o uso da voz profissionalmente e que apresentam quadro da doença do refluxo gastroesofágico.

Se for ingerir chocolate, faça-o com muita moderação, em pequena quantidade, aumente a hidratação com água e em momentos que não for fazer o uso da voz, assim os malefícios associados serão menores.

Vivian Pardini Landulfo
Fonoaudióloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRFA 13.186