Por que tenho mau hálito (halitose)? Como saber?
halitose-mau-halito-1024x1024.jpg

20 de fevereiro de 2018 0

A halitose consiste no odor desagradável que é expelido pela boca. É uma condição bem desconfortável não só para o paciente, mas também para os familiares e pessoas de seu convívio.

Estima-se que até 30% da população brasileira apresentem halitose, não tendo predominância nem por sexo nem por idade.

Sua principal causa é a decomposição de matéria orgânica (restos alimentares, células da boca que descamam, sangue etc) pelas bactérias da boca com consequente liberação de compostos sulfurados voláteis (CSV).

Estas bactérias, normalmente, se encontram nas cáries, numa gengiva doente e, principalmente, na língua formando o que chamamos de saburra lingual.

A halitose pode ser do tipo oral (mais comum – cerca de 90%), tipo via aérea e tipo gastrintestinal.

Dessa forma os principais fatores associados com a halitose é a má higiene oral, gengivites, saburra lingual, pouca produção de saliva, sinusites, hábitos, como tabagismo ou alcoolismo.

Entre as principais condições gastrintestinais que levam a halitose destaco o Divertículo de Zenker, Megaesôfago e o Helicobater pylori.

O diagnóstico pode ser clínico, através do exame físico ou através de aparelhos que identificam a intensidade dos CSV.

A mensuração da produção de saliva também pode ser avaliada junto com o exame de medição da halitose.

O tratamento vai depender da sua causa. Como na, maioria das vezes, o mau-hálito está relacionada a condições da cavidade oral, o primeiro passo é a boa higiene oral, como, por exemplo, a escovação da língua, tratamento de cáries e doenças gengivais.

No caso das demais causas (problemas respiratórios, de nariz-ouvido-garganta ou gastrintesintal) a doença que está desencadeando a halitose deve ser identificada e corretamente tratada.

Se você sofre dessa condição procure um médico gastroenterologista para maiores informações e avaliação da necessidade de exames.

Dr. Túlio Medeiros
Coordenador médico da Endoscopia do corpo clínico da Clinica Fares