A importância da prevenção na saúde da mulher - Clinica Fares A importância da prevenção na saúde da mulher
prevenção-mulher-768x512.png

3 de setembro de 2018 0

Hoje em dia, a medicina tem como base a prevenção de doenças e recentemente estamos vendo na televisão a importância das vacinas na maioria das doenças que podem ser evitadas, como é o caso da febre amarela e do sarampo.

Gostaria de falar um pouco na prevenção do câncer do colo do útero. Esse tipo de câncer é causado, na maioria das vezes, pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) que pode ser detectado pelos meios comumente usados pelo ginecologista.

Na prevenção desse vírus, o grande exame a ser realizado é o velho papanicolau que vai observar a presença de células alteradas no material colhido da vagina e do colo do útero.

O exame citológico pode ser o comumente utilizado ou a citologia em meio líquido que aumenta a sensibilidade e especificidade do exame, já que, o líquido é tratado para remover elementos, como muco e sangue, fazendo uma camada única de células nas lâminas.

Associado ao papanicolau, pode ser ainda realizada a colposcopia que é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho que permite visualizar essas estruturas em maior tamanho, permitindo verificar pequenas alterações que não podem ser vistas, a olho nu. Durante o exame, são usados produtos que vão realçar as áreas a serem examinadas.

Não esqueça da importância da prevenção na medicina moderna e agende já seus exames de papanicolau e colposcopia.

Dr. Jorge Fleury

Ginecologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 167286