Alimentação: evite desperdício usando a criatividade
evite-desperdício-320x240.jpg

15 de outubro de 2018 0

Boa parte das famílias que vivem no Brasil mantém a dispensa e a geladeira sempre cheia. No entanto, uma pesquisa desenvolvida pela Edelman a pedido da Unilever, constatou que 49% dos brasileiros jogam comida fora diariamente.

Para evitar esse desperdício é preciso se planejar antes de ir as comprar no supermercado de acordo com a quantidade de pessoas que irão se alimentar.

Veja algumas dicas para evitar desperdício de forma criativa:

Seja criativo

Ao invés de jogar o arroz de ontem para a lixeira, dá para fazer um bolinho de arroz. E o frango, pode ser desfiado e se tornar recheio de torta. Você pode usar a criatividade e montar novos pratos com o que sobrou do almoço, janta, café etc de ontem. Assim, evita desperdício e traz novos pratos para a família.

Lave bem as folhas

Quanto mais cuidados ter com as folhas, mais tempo de consumo elas terão.

Então, todo alface, repolho, rúcula etc, deve ser bem levado e guardado em potes separados para ter mais durabilidade.

Congele alimentos e temperos

Caso não encontre porções pequenas de folhas ou tempero, uma alternativa é congelar na geladeira. Coloque em um saquinho e quando for utilizar basta descongelar.

Alguns legumes, como cenoura ou abóbora podem ser congelados cozidos ou crus.

Além disso, na correria do dia a dia, também é possível congelar porções de alimentos e assim cada um come a hora que quer e não precisam ficar esquentando a comida várias vezes.

Qualquer dúvida que tiver em relação a sua alimentação e de sua família procure um nutricionista. O profissional que melhor poderá lhe orientar.

Dra. Jéssica Missue Ikejima Arita

Nutricionista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRN 35588