Como a alimentação pode diminuir a acne - Clinica FaresComo a alimentação pode diminuir a acne
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27 de julho de 2018 0

A associação entre alimentação e acne se deve pela capacidade de alguns alimentos estimularem indiretamente a produção de sebo, através do estímulo à secreção de insulina, que associado à presença de outros fatores, pode favorecer a produção de hormônios andrógenos, que aumentam a produção de sebo na pele.

Portanto, dietas de baixo índice glicêmico, que não causam impacto na secreção de insulina, ajudam no controle da acne.

Segue abaixo os principais alimentos que contribuem para aumento da acne:

  • Alimentos refinados, como a farinha de trigo refinada, doces e com alto teor de açúcar, refrigerantes, suco industrializados;
  • A ingestão de iodo através da alimentação ou medicamento pode piorar o quadro da acne;
  • Leite, por conter muitos hormônios e moléculas bioativas, além de possuir elevado índice glicêmico, o leite pode favorecer a formação da acne. O leite também pode conter resíduos de iodo, utilizado durante a ordenha das vacas;
  • Chocolate, pode causar espinhas devido à presença de leite e de açúcar refinado, sendo um alimento de alto índice glicêmico. Já o consumo do chocolate com alto teor de cacau (acima de 60% de cacau), sem adição de leite e açúcar, não compromete o controle da acne.

Alimentos antiacne

Peixes de água fria, como salmão, atum e sardinha, pois são ricos em ômega-3, que possui ação anti-inflamatória. Caso o consumo alimentar seja insuficiente, o uso de suplementos em cápsulas pode ser indicado;

Vitamina A, presente em alimentos de coloração alaranjadas, como cenoura, mamão e abóbora, e em vegetais verde-escuros, como espinafre;

Zinco, para acne é um dos nutrientes mais indicados. Pode ser obtido em sementes e oleaginosas e carnes, contribuindo para o controle das bactérias que podem causar infecção na pele;

Vitaminas antioxidantes, como as vitamina C e vitamina E, ajudam a combater os radicais livres decorrentes do processo inflamatório. As principais fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, já a vitamina E está presente nos óleos vegetais, oleaginosas, sementes, abacate e ovos, principalmente na gema.

Na dúvida, consulte seu Nutricionista, profissional que melhor poderá lhe ajudar!

Dra. Aida Sahid Sayah

Nutricionista e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRN: 38672