Como ser uma mãe saudável
mamãe-saudável-768x512.jpg

11 de maio de 2018 0

As mamães devem estar constantemente saudáveis. Isso inclui, cuidar da dieta alimentar, praticar exercícios físicos e procurar não se estressar com a sua nova fase.

O período de gestação é o momento em que modificações fisiológicas acontecem de forma acelerada mudando o corpo, a forma de agir e de pensar.

Ou até mesmo após o parto, quando a mulher sabe que existe um ser materializado em tempo integral necessitando dos seus cuidados e do seu carinho para se sentir seguro, se desenvolver sem a proteção que tinha quando ainda estava sendo gerado e assim crescer saudável.

O mais importante para uma mulher é que ela jamais se anule e sempre cuide de si em primeiro lugar, se fortaleça, esteja com a sua saúde preservada e assim, consequentemente, consiga cuidar dos seus filhos da melhor maneira que se deve, sendo prazeroso e não cansativo.

Mamãe saudável significa

Manter uma alimentação equilibrada, não ingerir grandes quantidades de alimentos em excesso 
Sempre respeitar os níveis de ingestão de calorias, açúcares e gorduras. Dar preferência aos alimentos naturais frutas, verduras e legumes, além de diminuir o consumo dos processados, isso mantem o organismo hidratado.

Praticar exercícios adequados ao seu estado físico 
Mulher grávida não tem nenhum impedimento para realizar uma rotina de movimentos musculares; a não ser alguns casos específicos por orientações médicas.
Mesmo assim, ainda pode ser adaptados a sua condição, como, por exemplo, diminuindo a frequência e os movimentos serem leves e mais relaxados.

Procurar manter o equilíbrio emocional e mental buscando práticas que proporcionem bem-estar 
Para que a vida social não seja bloqueada, o convívio e a troca de experiências são importantes nesse momento, pois a saúde emocional e mental deve estar preservadas, assim todas as mudanças serão enfrentadas de maneira saudável e o bebê seja em qualquer dos ambientes que esteja, possa sentir o estado de espírito agradável da sua mãe.

Estar preparada em todos os sentidos
É importante para receber o bebê e faz com que a mulher se sinta melhor. Mesmo que preocupações existam, sejam elas como a falta de planejamento e um bebê inesperado, o ideal é manter a sensação de bem – estar.

Consultar regularmente o médico não é suficiente se for resumida em apenas estar presente nas consultas
Também é preciso aplicar no dia a dia as sugestões que são feitas e se necessário for algum suplemento deve ser incluído na dieta, sem resistências, sempre pensar que está fazendo o melhor primeiro a sua saúde e consequentemente do bebê.

Na dúvida procure por seu/sua nutricionista, é o profissional que melhor poderá lhe ajudar!

Dra. Cíntia G. Magalhães

Nutricionista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRN 3 52879