Dicas para ajudar a saúde digestiva
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19 de junho de 2018 0

Na correria do dia a dia, muitas vezes, não é fácil manter a qualidade de vida e ter hábitos saudáveis.

Esta desatenção pode causar problemas, como azia, gastrite, refluxo e outras doenças do sistema digestivo.

Para lhe ajudar, temos três dicas de hábitos saudáveis que podem ajudar a melhorar sua saúde gástrica e, consequentemente, trazer outros benefícios.

Veja três hábitos que contribuem para os problemas intestinais:

1 – Evitar refrigerantes e frituras

Alimentos com gordura dificultam a digestão e contribuem com problemas como a azia e a gastrite. Assim como os refrigerantes devido o a grande quantidade de açúcar e gases. Bebidas alcoólicas também são vilãs.

2 – Beba muita água

Nosso corpo tem mais de 60 % de água em sua composição, por isso, a hidratação é um importante hábito, inclusive para o funcionamento regular do organismo e acidez estomacal.O ideal é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia.

3 – Consumir alimentos com fibras

Fibras são “amigas” da saúde gástrica, porque agem como reguladoras da digestão. Alguns alimentos ricos em fibras são as frutas, os cereais, as folhas e os vegetais.

O que pode desequilibrar meu intestino?

  • Estresse
  • Tabagismo
  • Alimentos industrializados
  • Bebida alcoólica
  • Excesso de cafeína
  • Uso impreciso de remédios, como laxantes e anti-inflamatórios

O que ajuda a equilibrar meu intestino?

  • Beber água regularmente
  • Comer frutas, legumes e verduras
  • Alimentos ricos em fibras (arroz integral , pães integrais, frutas, verduras, aveia, semente de chia etc)
  • Atividade física
  • Comer a cada 3 horas para evitar grandes volumes de refeições

Quais são os problemas digestivos mais comuns?

  • Doença do refluxo gastroesofágico -(quando a comida retorna para o esófago e causa azia);
  • Dispepsia – má digestão;
  • Constipação intestinal – evacuações pouco frequentes ou endurecidas;
  • Síndrome do intestino irritável – alteração no funcionamento do intestino que apresenta dor abdominal e alterações que variam entre diarreia e prisão de ventre.

Dra. Adriana Lima
Nutricionista e membro do corpo clínico da Clínica Fares
CRN: 34.984