Preparando a alimentação para as festas de fim de ano
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21 de dezembro de 2018 0

Nesta época do ano, seguir dieta é uma missão quase impossível, mas estamos aqui para os auxiliar a melhorar a alimentação frente a tantos pratos deliciosos e contribuir para uma alimentação mais saudável que cuidará de toda família.

Nos dias de festas é importante manter-se o mais dentro da dieta possível, fazendo todas as suas refeições pré-estabelecidas. Portanto:

1- Não esqueça de se hidratar ao longo do dia e comer comidas leves.

2- Quanto às preparações, faça algumas trocas focando na redução de gorduras. Se você costuma preparar maionese de batatas e legumes utilize iogurte natural desnatado.

3- Procure também não utilizar muitos tubérculos e legumes ricos em carboidratos simples, como batata, mandioquinha e cenoura cozida; troque por hortaliças como vagem, milho verde, brócolis, cenoura ralada, tomate e abobrinha. Juntamente a isso, faça salada de folhas mistas, vinagrete, conserva de berinjela.

4- Utilize junto a isso grãos e cereais que nos auxiliará na maior saciedade e funcionamento correto do intestino. Use também para tempero o azeite e suco de limão.

5- Já para os pratos quentes, opte por arroz integral, peru sem pele e cortes mais voltados para a parte do peito.

6- Para farofa, acrescente aveia em sua composição e reduza a quantidade de farinha utilizada, coloque nela também ovos.

7- Se utilizar a farofa agridoce acrescente banana prata ao invés da nanica; pode-se acrescentar maçã mas as deixe com casca.

Depois de se comportar tanto na refeição principal, você agora poderá extravasar e comer todos os doces (brincadeira) não pode não!

1- Para a sobremesa, opte por frutas, respeitando quantidades limitadas de porções diárias, uma opção é utilizar a fruta como doce, como por exemplo, pêra ao vinho, doce de banana, torta de maçã.

2- Para os doces mais calóricos, podemos experimentar opções mais light utilizando para preparações de pudim ou flan ou mousse, o leite desnatado, cacau e até mesmo frutas naturais como maracujá e morango.

Ao finalizar, você se sentirá bem e fará com que todos que estão compartilhando com vocês estas festas sintam-se bem e beneficiados pelas suas opções trazidas a mesa.

Na dúvida, sempre consulte seu nutricionista de confiança!

Veja algumas dicas de receita que selecionei para você:

Maionese com iogurte

10 Receitas de Salada de Maionese Simples e Light

Escabeche de berinjela

Escabeche de Berinjela

Farofa com Aveia

Especial Natal: Farofa de Aveia

Pêra ao vinho
https://blog.artdescaves.com.br/receita-pera-ao-vinho

Dra. Cecilia Renno dos Santos

Nutricionista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRN 40971