Saiba tudo sobre a conjuntivite bacteriana
conjuntivite-bacteriana-768x424-1.jpg

20 de abril de 2018 0

A conjuntivite é uma inflamação na membrana transparente que cobre o globo ocular (conjuntiva) e a parte interna da pálpebra. Dentre os tipos que a doença pode surgir, existe a conjuntivite bacteriana.

O que a difere dos outros tipos, é que ela deixa o indivíduo com os olhos muito inchados. Seu inchaço e sua secreção são mais intensos e amarelados, com a sensação de “olhos grudados”.

A conjuntivite bacteriana pode durar em torno de três semanas. Se durar mais que isso é considerada crônica.

Transmissão da conjuntivite bacteriana

Seu contágio acontece através do contato com secreção de algum indivíduo contaminado e compartilhamento de objetos com o mesmo.

Deste modo, alguns cuidados são importantes para evitar a contaminação, como, por exemplo:

• A princípio deve-se evitar tocar o olho infectado depois o outro;
• Não compartilhar roupas de cama ou toalhas;
• Higienizar o olho infectado regularmente, mas com produtos descartáveis.
• Lavar bem as mãos frequentemente.

Tem tratamento?

Embora, quando apresentar sintomas da inflamação o paciente tenha que procurar um médico oftalmologista, o tratamento, normalmente, é realizado com pomadas antibiótico e colírios.

Além da conjuntivite bacteriana tem mais dois tipos bastante comuns, o viral e a alérgica, que têm alguns sintomas em comum (secreção, coceira e vermelhidão), por isso é importante à visita ao médico para escolha e identificação do melhor tratamento.

Dr. Alex Chua

Oftalmologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares