Dor de ouvido em viagem de avião - Clinica Fares
OUVIDO.jpg

26 de novembro de 2018 0

A tuba auditiva é um tubinho que comunica o nariz com o ouvido e tem a função de equalizar a pressão atmosférica com a pressão no interior da orelha.

Quando estamos em viagens de avião, em subida de serra ou em locais que há uma alteração da pressão atmosférica essa tuba auditiva precisa equalizar as pressões, para uma boa audição.

Porém, à medida que há dificuldade de equalizar essas pressões, ocorre dor de ouvido, bem como, sensação de ouvidos tapados, podendo em casos extremos haver hemorragia e perfuração timpânica.

Então como evitar essa dor de ouvido durante a viagem de avião?

Deve ser lavado bem o nariz (limpar e lubrificar), sobretudo em crianças, pacientes alérgicos ou que apresentem obstrução nasal constante, podendo ser utilizados medicamentos antialérgicos ou spray nasal com corticóides, antes da viagem, evitando assim, que o nariz fique com secreção.

Durante o vôo é sempre bom deglutir. Esta deglutição pode ser proporcionada através da ingestão de água/ líquidos, alimentos ou mascar chiclete, porque desta forma ocorre a abertura mecânica da tuba auditiva com equalização das pressões evitando a dor de ouvido.

Em qualquer dúvida que tiver consulte seu médico otorrinolaringologista, ele é quem melhor poderá lhe ajudar!

Dra. Janaina Candida Rodrigues

Otorrinolaringologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 172991