Será que eu tenho rinite ou sinusite?
sinusit-1024x1024.jpg

22 de setembro de 2017 0

A sinusite e a rinite, geralmente coexistem e estão presentes ao mesmo tempo nos pacientes. Tanto que, hoje em dia usamos a palavra Rinossinusite para designar esses problemas.

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal que pode ser causada por alergia ou não, tem como principais sintomas a coriza, nariz entupido, coceira e espirros; pode surgir também a dor de cabeça, principalmente, na região frontal.

Já a sinusite é uma infecção da mucosa nasal que pode ser causada por vírus ou bactérias. Como é uma infecção, a sinusite gera sintomas mais graves como febre, dores de cabeça de forte intensidade, catarro amarelado ou esverdeado, nariz entupido, mau hálito, tosse e dor de garganta.

Há alguns sintomas que aparecem na rinite e na sinusite, isso acontece porque quem tem sinusite quase sempre tem rinite, dificilmente estas duas doenças não estão ligadas e uma pode ser consequência da outra.

Sempre que você sentir esses sintomas deve-se procurar um otorrino porque apenas esse especialista está apto a diagnosticar qual o real problema.

O diagnóstico é sempre clínico, ou seja, através da consulta com o otorrinolaringologista e exame médico. Em alguns casos há necessidade de exames laboratoriais, de imagem ou endoscópicos para confirmar.

Não compre medicamentos sem antes consultar o especialista. Com frequência os pacientes compram por conta própria os chamados vasoconstritores nasais para tratar a rinite, não faça isso, pois ele é um medicamento que pode causar dependência, piorar a obstrução nasal, diminuir o olfato e até provocar problemas cardiológicos.

Algumas dicas para evitar a rinite e sinusite são:

  • Manter a casa sempre limpa e arejada;
  • Preferir edredons ao invés de cobertores;
  • Evitar carpetes, cortinas e pelúcias principalmente no quarto;
  • Trocar as roupas de cama ao menos uma vez por semana;
  • Lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9% pelo menos 3 vezes ao dia;
  • Ingerir 3 litros de água por dia.

Procure sempre o otorrinolaringologista para tirar as suas dúvidas e prescrever o melhor tratamento para seu caso!

Dra . Heloisa dos Santos Sobreira Nunes

Otorrinolaringologista

CRM 150199