O que fazer quando se tem cera de ouvido (cerúmen)
cera-de-ouvido-768x512.jpg

6 de julho de 2018 0

Cerúmen conhecido por cera de ouvido é uma substância produzida por glândulas nos ouvidos que têm função de proteção, porém quando em excesso pode produzir diminuição da audição, barulho nos ouvidos, desconforto, dor e sensação de ouvido tapado. É muito comum haver aumento do incômodo após banhos de mergulho.

Este acúmulo pode aparecer em crianças e adultos e não está relacionada à higiene pessoal. Inclusive o uso de hastes flexíveis (cotonete) pode piorar o acúmulo e promover ferimento nos ouvido, causando infecção.

Em crianças, o acúmulo de cerúmen deve ser tratado rapidamente, pois, muitas vezes, promove diminuição da audição, dor e dificuldade para entender as palavras.

É importante NÃO usar cotonetes, pelo risco de acidentes que podem acontecer, principalmente, nas crianças, levando a perfuração da membrana timpânica e gerando um problema muito maior.

Para o tratamento é importante procurar o OTORRINOLARINGOLOGISTA para realização da limpeza, de preferência a cada 3 meses ou dependendo da necessidade.

Este procedimento não deve ser feito por pessoa não qualificada, pelo risco de complicações.

Dra. Janaina Candida Rodrigues

Otorrinolaringologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 172991